SpiceWorks PRONTO

748 palavras 3 páginas
SpiceWorks

As redes, ao contrário do que muitos pensam, são “palco” de muitos desafios para os Administradores de Sistemas. Mesmo depois de acharmos que está tudo implementado e a funcionar, é muito importante que se monitorize todos os equipamentos passivos e ativos, de forma a proceder a possíveis afinações e a detectar eventuais problemas.
Por melhor e mais experiente que seja um Administrador de Redes, é importante que este te também tenha ao seu dispor uma ferramenta de monitoramento e alarmista, que lhe permita ter uma visão global de toda a sua rede.
O SpiceWorks IT Desktop é uma aplicação Open Source que inclui várias funcionalidades, das quais se destacam a monitorização de redes, inventário da rede, software de Help Desk, auditoria de redes, etc. É uma aplicação direcionadas para as PME, que possuam parques informáticos já com alguma dimensão.

SpiceWorks em ação:

- Inventários de rede
O inventário de uma rede (documentação), é algo sempre importante para qualquer administrador de rede. O Spiceworks disponibiliza um módulo que permite catalogar todo o software e hardware existente num parque informático. É possível descobrir na rede: PCs, independentemente do sistema operativo, impressoras, Routers, Switches, ou outro qualquer dispositivo que tenha associado um IP.

- Monitorização da rede
É importante para qualquer Administrador de Sistemas saber o estado da sua rede e dos equipamentos ativos que a constituem. O Spiceworks permite, através do modulo de monitorização da rede verificar se por exemplo alguma máquina está com falta de espaço em disco, se um Anti-vírus está ou não atualizado a nível de assinaturas, etc. É possível também identificar na rede, quem instalou um determinado software e é dada também a possibilidade ao gestor do Spiceworks, de aceder aos logs e eventos de todas as máquinas da rede.
Outra das opções, é a visualização dos eventos ocorridos, através de um gráfico.

- Software de Help Desk

Uma aplicação que permita realizar a

Relacionados

  • Redes
    17607 palavras | 71 páginas
  • Projeto 02
    7187 palavras | 29 páginas
  • Virtualização
    19573 palavras | 79 páginas
  • Gestão TI ITIL
    52850 palavras | 212 páginas