Sped e seus reflexos na profissão contábil

Páginas: 12 (2860 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
O SPED E SEUS REFLEXOS NA PROFISSÃO CONTÁBIL

SASSO, Alexandra (TCC – Ciências Contábeis) – FECILCAM, allekassandra@hotmail.com
ROSA, Ivana Carla da (TCC – Ciências Contábeis) – FECILCAM, ivanacrosa@hotmail.com
BARBOSA, Alberto, (OR) – FECILCAM, alberto.barbosa@gmail.com

RESUMO: O presente estudo analisou as influências do impacto da implantação do SPED (Sistema Publico de EscrituraçãoDigital) e estudar a evolução do profissional da contabilidade em função do progresso tecnológico. Os objetivos do estudo foram: apresentar as normas legais que fundamentam o SPED Fiscal, expor as características e a sistemática do SPED Fiscal e evidenciar os reflexos da implantação do SPED Fiscal para os profissionais da contabilidade. Este estudo justificou-se por se de fundamental importânciaque o contador tenha consciência de seu papel de protagonista neste novo momento de transformação e mais ainda, tenha a capacidade de atualizar-se a tempo de acompanhar as mudanças que estão acontecendo bem como as que virão. A metodologia teve uma abordagem de natureza qualitativa se enquadrando como exploratória. Foi realizado um estudo bibliográfico, utilizando o estudo sistematizado de dadosteóricos de materiais disponíveis como livros, artigos científicos, legislações e internet. Após o estudo, conclui-se que o SPED trouxe impacto não somente na Contabilidade como nas diversas áreas tecnológicas das atividades contábeis envolvidas. Entre os benefícios destacados são a redução dos custos com a emissão e o armazenamento dos documentos em papel, a racionalização e simplificação dasobrigações acessórias e o aperfeiçoamento dos serviços de Escrituração.

Palavras-chave: SPED. Tecnologia Contábil. Profissional Contábil.

1 INTRODUÇÃO

A Era do Conhecimento conceitua o momento atual na gestão de negócios, onde toda informação tem um valor imensurável e considerável tanto para as empresas quanto para todas as esferas do fisco. As inovações tecnológicas, as mudanças aceleradas domundo globalizado, e o advento do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, uma iniciativa do Poder Público em parceria com a sociedade civil e autarquias, nos remete a um novo cenário: A informação em tempo real, onde o contador possui um papel fundamental tanto como intermediário entre o fisco e o contribuinte quanto na contínua geração de informações para a empresa.
Essa constanteinovação das tecnologias de informação altera continuamente a forma de se fazer contabilidade, considera-se assim fundamental que o contador tenha consciência de seu papel de protagonista neste novo momento de transformação e mais ainda, tenha a capacidade de atualizar-se a tempo de acompanhar as mudanças que estão acontecendo bem como as que virão.
Este artigo tem como objetivos fundamentar o que é oSPED – Sistema Público de Escrituração Digital e seus objetivos através da revisão de conceitos, e também analisar como as informações a respeito da evolução de sua implantação vem sendo oferecidas provocando a adaptação tecnológica do profissional contábil. Por se tratar de um tema novo, de grande importância para toda a sociedade e desafiador para todos os envolvidos, sabe-se que não será emapenas uma discussão que serão extintas todas as dúvidas e com certeza sempre surgirão novas perspectivas a serem analisadas, novas ênfases a ser dadas, mas este trabalho pode ser mais um exemplo de difusão de conhecimento, essencial para estudantes e demais interessados.

2 EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA CONTABILIDADE

Nas últimas décadas ocorreram mudanças significativas nos procedimentos contábeis,passando da escrituração manual para a mecânica e atualmente eletrônica.
Evoluiu-se da escrita manual para a utilização de máquina de escrever (datilografia) e hoje são utilizados os computadores, que começaram a ser difundidos por volta de 1980, juntamente com sistemas informatizados que unem as diversas áreas de uma empresa, bem como geram os mais diversos relatórios, a internet influenciou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ESTUDO SOBRE OS REFLEXOS DA CRISE DA ENRON NA PROFISSÃO CONTABIL
  • Sped contábil
  • Sped contabil
  • Sped contábil
  • sped contabil
  • Sped Contábil
  • Sped contabil
  • Sped contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!