Spda e dps

Páginas: 13 (3048 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
SPDA – Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica

1 INTRODUÇÃO
É definido segundo a NBR 5419/2001 como um sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. Este sistema é composto por um sistema externo e de um sistema interno de proteção.
O sistema externo de proteção é formado por subsistemas de captores, descida e aterramento. O sistemainterno, por sua vez, é composto por um conjunto de dispositivos que reduzem os efeitos elétricos e magnéticos da corrente de descarga atmosférica dentro do volume a proteger (DPS – dispositivo de proteção contra surtos) [1].
A causa mais frequente da queima de equipamentos eletrônicos – como computadores, TVs e aparelhos de fax, por exemplo – é a sobretensão causada por descargas atmosféricasou manobras de circuito. Contudo, estes problemas estão com os dias contados. Os avanços da tecnologia já permitem a implementação de uma proteção eficaz contra estes efeitos.
Instalados nos quadros de luz, os Dispositivos de proteção contra surtos (DPS), são capazes de evitar qualquer tipo de dano, descarregando para a terra os pulsos de alta-tensão causados pelos raios [1].
Utilizado paralimitar as sobretensões e descarregar os surtos de corrente originários de descargas atmosféricas nas redes de energia, os dispositivos são aplicados na proteção de equipamentos conectados à redes de energia, informática, telecomunicações dentre outros.
Para melhor entendimento deste sistema e seu dispositivo, as próximas seções apresentam alguns conceitos básicos.

2 SPDA

2.1 CONCEITOS BÁSICOSDescarga atmosférica: é uma descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quiloamperes.
Raio: é um dos impulsos elétricos de uma descarga atmosférica para a terra.
Relâmpago: é a luz gerada pelo arco elétrico do raio.
Trovão: é o ruído produzido pelo deslocamento do ar devido ao súbito aquecimento causado peladescarga do raio [1].

2.2 FORMAÇÃO DA DESCARGA ATMOSFÉRICA

Um raio é formado quando há uma diferença de potencial entre a nuvem e a superfície da Terra ou entre duas nuvens, suficiente para ionizar o ar; os átomos do ar perdem alguns de seus elétrons e tem início a uma corrente elétrica (descarga).

Figura 1 – Formação da descarga elétrica.

2.2.1 AÇÃO DOS RAIOS EM SERES VIVOS

Umadescarga penetrando no solo pode gerar um gradiente de potencial perigoso para as pessoas e animais, conforme ilustra Figura 2.

Figura 2 – Gradiente de potencial no solo.
2.2.2 FUNCIONAMENTO DO PARA-RAIO

Como foi comentado as descargas elétricas são muito perigosas, pois além de poder queimar um equipamento, elas podem matar uma pessoa.

Figura 3 – Para-raio sendo atingido por um raio.Benjamin Franklin foi o inventor do pára-raios. Em um dia de chuva ele empinou uma pipa que tinha em sua ponta uma fita de cetim e uma chave de metal. A conseqüência desse experimento foi a formação de uma faísca quando o raio atingiu a ponta da pipa.
Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos deedifícios, criando um caminho para a passagem  da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio [2]. Este dispositivo possui duas funções: de prevenção e proteção em relação aos raios.
Quando uma nuvem se aproxima de um pára-raios, ela induz cargas de sinal contrário no solo que fica eletrizado. Se nessa região existir um pára-raios, este, também ficará eletrizado, mas devido ao poder daspontas um maior número de cargas elétricas irá se concentrar na ponta do pára-raios. E após uma certa concentração, as cargas começam a serem ejetadas das pontas dos pára-raios, tornando-se, assim, íons e elétrons livres que agora viajam pelo ar.
As nuvens atraem todas as cargas de sinal contrário que estiverem soltas no ar que aos poucos vão neutralizando a própria nuvem como ilustrado na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DPS, Fusíveis e SPDA
  • SPDA
  • SPDA
  • Spda
  • Spda
  • SPDA
  • SPDA
  • spda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!