Spcrelatoriopesquisapadrodecomportamentodeconsumoeendividamentoadimplenteseinadimplentes 140826121403 Phpapp01

9008 palavras 37 páginas
“Consumo e Endividamento”
Estudo do Padrão de Comportamento de Adimplentes e Inadimplentes
Agosto 2014

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

3

IMPRUDENTES

5

RACIONAIS

13

MODERADOS

20

APÁTICOS

25

CONCLUSÃO

30

METODOLOGIA

36

Hábitos de compra e atitude frente ao endividamento ajudam a traçar perfil do consumidor brasileiro
Consumidor racional supera o imprudente em praticamente dois para um. Inadimplência está presente em todos os perfis, com incidências diferentes
Há consumidores de todos os tipos: precavidos, ousados, inconsequentes, pragmáticos, disciplinados, indiferentes, impulsivos... A lista de adjetivos é extensa, assim como são as motivações próprias de quem adquire um determinado produto ou serviço. Apesar dessa variedade, é razoável admitir que, independente de sua postura em relação ao consumo, quem compra algo costuma ter algum propósito: seja sentir-se melhor e mais valorizado, concretizar um desejo de longa data, reafirmar sua identidade, distinguir-se diante dos outros, obedecer a um impulso irrefreável ou, simplesmente, atender às necessidades básicas do dia a dia. No fim, todos são consumidores e agem como tal, o que significa dizer que, observando de perto suas crenças, valores e atitudes, é possível aprender mais sobre eles.
No presente estudo, o SPC Brasil e Meu Bolso Feliz procuraram conhecer, em profundidade, o perfil comportamental dos consumidores adimplentes e inadimplentes, considerando principalmente suas atitudes frente às compras e endividamento. Para tanto foi feita uma segmentação psicográfica1, a fim de agrupar consumidores adimplentes e inadimplentes com diferentes características em grupos menores e homogêneos, em função de suas características, preferências e hábitos.
A segmentação psicográfica tem como objetivo dividir o universo de consumidores em grupos menores e homogêneos, com base em seu estilo de vida, sua personalidade e seus valores.

1

3

Para uma maior compreensão dos perfis identificados, foi feita uma análise

Relacionados