soviologia

2461 palavras 10 páginas
Aspectos sócios jurídicos dos crimes de colarinho branco e macrodelinquência

1 Primeiramente vamos analisar o conceito de crime de colarinho branco e macrodelinquencia separadamente.
Crime de colarinho branco trata sobre os crimes que todos sabem, mas são meio que invisíveis , porque são preparados por criminosos sofisticados, que usam de todos os artifícios possíveis para tentarem esconder suas atividades com uma série de transações complexas.
A Macrodelinquencia trata de um conjunto de delitos graves, de grandes proporções, geralmente envolvendo crimes em que a vítima é a coletividade.
Daí pode-se concluir a relação entre os crimes de colarinho branco e a macrodelinquência,que se encontra no fato desse crimes serem praticados por criminosos sofisticados e “protegidos” pelo parlamento onde afetam como visto no conceito de macrodelinquencia uma coletividade que no caso é a sociedade em geral,pois todos contribuem com o governo,principalmente as pessoas comuns de renda mais baixa e que não tem conhecimento político.Vamos então analisar os apectos sociais e jurídicos dessa relação. As teorias macrossociológicas que abordaram os crimes do colarinho branco foram a teoria da anomia, o labeling approach, a criminologia do conflito e a criminologia crítica.
Apesar de não constituir sua preocupação central, a criminalidade do colarinho branco pode ser compreendida à luz da teoria da anomia. Ela foi a primeira teoria de perspectiva macrossociológica que possibilitava uma explicação para os white collar crimes. \0/ 2 Para Messner e Rosenfeld a construção de Merton pode ser ampliada para explicar o comportamento dos criminosos do colarinho branco. Há, da mesma forma, uma pressão anômica vivenciada por executivos de grandes companhias. Esses indivíduos são submetidos a uma intensa pressão para aumentar os lucros, sob coerção estrutural, num ambiente de extrema competitividade e individualismo. Em tal situação há uma inovação generalizada que eleva a ocorrência

Relacionados

  • Soviologia
    3522 palavras | 15 páginas