Sounding stilish

535 palavras 3 páginas
A relação entre moda e música sempre rendeu bons frutos para ambas as partes, lembre-se da colaboração entre os Sex Pistols e a estilista Viviene Westwood, que inventou o look punk, de Madonna que virou ícone feminino nas mãos do estilista Jean Paul Gaultier e da cantora Lady Gaga que, ao lado de seu personal stylist e amigo Nicola Formichetti, desponta como o nome mais expressivo da contemporaneidade onde moda e música são explorados e que mostra que não só utiliza a última moda, como a lança de uma forma ousada e bastante peculiar.

.

Falando em Lady Gaga e contemporaneidade, muito dessa relação se deve aos meios de comunicação de massa (multimídia): o rádio, a televisão, o cinema e a Internet. E como principal expoente dessas relações de influência mútua, o videoclipe que, desde o seu surgimento, mais do que uma nova linguagem, tornou-se um referencial no modo de se comunicar com a sociedade.

Imagem, sons, letras, músicas, entre outros, carregam consigo um forte sentimentalismo, capaz de influenciar o modo de se viver. É o videoclipe moldando, de certa forma, o padrão cultural da sociedade pós-moderna. O consumo dos jovens está interligado com o que é exibido nos videoclipes, mas isso não é o único fator. “Os videoclipes são excelentes meios para os jovens conhecerem melhor o que pensam, como se vestem e de que maneira se comportam os seus ídolos musicais”.

Assim como na música pop, a tendência predominante hoje em estilo de aparência é regida por misturas diversas, ecléticas e muitas vezes contraditórias. E acreditamos que é justamente nessa mistura que encontraremos a nossa própria realidade. Quando se fala em Lady Gaga pode-se esperar uma super produção de seus videos, e é isso que a cantora vem fazendo a cada lançamento. Surpreendendo e conquistando novos fãs.

Diante desse contexto, o videoclipe dá mostras que sua influência é demasiada

grande na sociedade contemporânea – o que reforça a idéia de que ele deve ser usado como difusor cultural

Relacionados