Souaoueuuu

18465 palavras 74 páginas
Exerccios com Gabarito de Portugus Figuras de Linguagem

1) (Cesgranrio-1994) 1 "Dei o nome de PRIMEIROS CANTOS s poesias que agora publico, porque espero que no sero as ltimas.

Muitas delas no tm uniformidade nas estrofes, porque menosprezo regras de mera conveno; adotei todos os ritmos da metrificao portuguesa, e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir.

2 No tm unidade de pensamento entre si, porque foram compostas em pocas diversas - debaixo de cu diverso - e sob a influncia de impresses momentneas.(...)

3 Com a vida isolada que vivo, gosto de afastar os olhos de sobre a nossa arena poltica para ler em minha alma, reduzindo linguagem harmoniosa e cadente o pensamento que me vem de improviso, e as idias que em mim desperta a vista de uma paisagem ou do oceano - o aspecto enfim da natureza. Casar assim o pensamento com o sentimento - o corao com o entendimento - a idia com a paixo - colorir tudo isto com a imaginao, fundir tudo isto com a vida e com a natureza, purificar tudo com o sentimento da religio e da divindade, eis a Poesia - a Poesia grande e santa - a Poesia como eu a compreendo sem a poder definir, como eu a sinto sem a poder traduzir." (DIAS, Gonalves, "Prlogo aos primeiros cantos")

Qual a figura de linguagem observada em "Com a vida isolada que vivo" (3 pargrafo)?

a) Pleonasmo

b) Metfora

c) Silepse de gnero

d) Metonmia

e) Sinestesia

2) (ENEM-2001) Oxmoro (ou paradoxo) uma construo textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudao de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de todos os oxmoros.

Folha de S. Paulo. 31 de julho de 2000.

Nas alternativas abaixo, esto transcritos versos retirados do poema “O operrio em construo”. Pode-se afirmar que ocorre um oxmoro em

a) "Era ele que erguia casas Onde antes s havia cho."

b) "... a casa que ele fazia Sendo a sua liberdade Era a sua escravido."

c)

Relacionados