Soraia MEMORIAL FINAL Revisado

14324 palavras 58 páginas
INTRODUÇÃO

O tema em destaque neste trabalho é a resistência identitária na comunidade Nova Esperança, situada no município de Wenceslau Guimarães/Bahia, por ser intitulada pela Fundação Palmares como “remanescente de quilombolas” e as ações governamentais voltadas à valorização da identidade cultural desse povo. A formação étnico-racial afro-brasileira dessa comunidade foi considerada, para tal abordagem, por levar em conta a importância das peculiaridades culturais deste público para a formação da identidade nacional.
Este Memorial Descritivo II é relevante por permitir aprofundar conhecimentos acerca do tema “identidade afro-brasileira”, que funcionou como referencial para a criação do produto jornalístico impresso aqui descrito. Por abarcar um assunto referente à cultura brasileira, servirá como fonte de pesquisa e embasamento teórico sobre o tema, tendo em vista que o produto condensará informações e imagens, dando a oportunidade de o leitor conhecer mais profundamente o tema ao folhear o impresso e proceder a sua leitura. A importância do tratamento aqui direcionado ao assunto se dá pela necessidade de se discutir temas com maior amplitude, o que promove, no leitor, um valor agregado de conhecimento substancial, fomentando, assim, debates na sociedade civil acerca de questões significativas para elevação do senso crítico dos leitores.
O livro-reportagem é um produto cultural contemporâneo e peculiar para a imprensa de todo o mundo (LIMA, 1993), um meio de comunicação que dá forma a grandes reportagens, com maior profundidade em relação a outros formatos jornalísticos. Neste tipo de material, só é permitido tratar de fatos, ficando limitado à realidade, ao contrário de outros tipos de literatura. Apresenta linguagem jornalística, clara e concisa para cumprir a finalidade de informar o leitor, explicando os fatos mais detalhadamente.
A densidade de informações dispostas nesse tipo de produto conduz o leitor a um nível de conhecimento sobre o assunto

Relacionados