Soocialização

Páginas: 2 (272 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2012
“Os principais agentes da socialização”

Quando crianças, somos apenas um organismo biólogo. A medida em que começamos a ter nossos primeiros contatos com o verdadeiroambiente que nos rodeia, nos tornamos um ser cultural.
A família: Surge-nos como o primeiro agente de socialização, pois é em família que a criança aprendecomportamentos, atitudes e valores essenciais, por via afetiva, emocional, natural e inconsciente. Os pais socializam os filhos baseados na sua cultura, e no modo em que também foramsocializados.
A Escola: É nesta que se adquirem conhecimentos e competências específicas , não apenas básicas, para uma integração social saudável. Aplicam regras paratodos, e os alunos são reconhecidos pelo seu desempenho.
Meios de comunicação: Principalmente a televisão, pode influenciar na socialização, pois nem tudo que é transmitido,exerce um papel positivo como por exemplo: cenas de sexo, violência e etc...
Os grupos de “Status”: Grupos com a mesma faixa etária desenvolvem e discutem outrosvalores e normas alternativas. Testam tudo o que aprenderam com os pais e outros já adultos.
Grupos de referência: São modelos de comportamento e de atitudes que podem inspirarum individuo a ter um papel positivo ou negativo perante a sociedade. Ex: um jogador de futebol, artista de TV, cinema, bandas e etc...

Meu cotidiano
Na minha vida, oprincipal agente de socialização, creio eu, que a família não foi um principal fator do que sou hoje. Acredito que a escola e o grupo de “Status” foram mais importantes einfluenciaram mais na minha personalidade. Um exemplo é a minha faculdade, que esta me tornando uma pessoa mais responsável, forte, preparada e com mais conhecimentos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!