Sons

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014

ONCOLOGISTAS


1-Como ouvimos os sons?
Dr. Guarienti - O som é um deslocamento de pressão atmosférica, através de ondas sonoras que se propagam em linha reta à noite e, durante o dia, se dispersam mais com os raios solares. Por isso, o som se propaga melhor à noite e tem mais intensidade, podendo ser ouvido em longas distâncias.

2-O que causa a perda auditiva?
Dr. Guarienti - A perdaauditiva tem vários fatores, doenças sistêmicas, infecciosas endócrinas, genéticas, vasculares, por traumatismos como acidentes, e trauma acústico por ruídos.

3-O hábito de ouvir música com volume alto pode comprometer a audição?
Dr. Guarienti - Sim, ouvir música com ou sem fone de ouvido acima de 70 decibéis, por mais de uma hora, causa trauma acústico, que vai se somando com o tempo constantede exposição aos altos volumes. Com tanto barulho em excesso, o cérebro coordena o ouvido a diminuir sua elasticidade, bem com sua vascularização, diminuindo seu aporte sanguíneo e levando à anoxia, nos componentes do ouvido, causando um sofrimento interno, que resulta na morte ou degeneração das células que captam, podendo causar zumbidos ou barulhos contínuos, mesmo no silêncio.

4-Quais ostipos de prevenção para quem é obrigado a trabalhar em lugares barulhentos?
Dr. Guarienti - As leis criadas obrigam as empresas a oferecer proteções contra ruídos. Existem também os abafadores externos e internos que reduzem imensamente o impacto do som. Antes da Constituição de 1988, não existia essa preocupação com os trabalhadores, e a grande maioria das empresas não era fiscalizada.

5-Seuma pessoa passar por um período de descanso em um ambiente tranqüilo sem ruídos, após entrar em contato com um barulho muito intenso, de 90 decibéis, por exemplo, pode se recuperar do dano?
Dr. Andréa Pires de Mello - É a sensação que você tem quando sai de uma boate, você sai com a sensação do ouvido estar “abafado”, fica um zumbido. Aí, volta pra casa e volta tudo ao normal algumas horas depois,no dia seguinte. Isso é chamado de Mudança Temporária Linear. Nesta fase, você não tem uma perda definitiva da audição ainda. Agora, se você continuar a se expor a um som de alta intensidade, essa perda vai ser definitiva.

6-Ouvir musica com fones de ouvido pode deixar alguem surdo
Dr. Jamal Azzam - Os fones de ouvido podem ser bem perigosos, até mais do que um som alto no ambiente. Issoporque, no som ambiente, grande parte das ondas sonoras de frequências agudas - as mais perigosas para a audição - são abafadas pelo teto, chão, móveis, pessoas, entre outras coisas. Já no fone de ouvido não há essa dissipação e o ouvido recebe todas as frequências na mesma intensidade.

7-Quais os efeitos da poluição sonora sobre a saúde humana?
Dr. Guarienti - São vários. É uma doença que leva aoestresse, diminui a imunidade, predispõe a ter doenças infecciosas, geralmente tem infecção de ouvidos, sinusites de repetição e até pneumonia, tudo causado pela lesão auditiva que fica tinindo no ouvido. O paciente não consegue o descanso do sono e, além disso, entra em um círculo vicioso de ter insônia, que leva a doenças psicossomáticas e até psiquiátricas, devido ao barulho contínuo. Mesmosem barulho, eles percebem ruídos intensos.
Há uma desorganização do organismo pelo estresse contínuo, tendo doenças sistêmicas que levam ao desequilíbrio das funções normais do organismo. O paciente com um grau considerável de perda auditiva se isola em seu mundo, fica um ermitão, típico autista, vivendo sem se comunicar, e entra em estado depressivo tendo na literatura até casos de suicídio.8-Quais doenças estão associadas ao excesso de exposição a sons muitos intensos?
Dr. Guarienti - Doenças psicossomáticas, de origem nervosa, doenças psiquiátricas e agora está em estudo um tipo de Mal de Alzheimer com perda de memória causada pela degeneração nervosa provocada pelo ruído intenso.

9-Como um indivíduo pode saber se está com problemas auditivos?
Dr. Guarienti - Inicialmente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Som
  • Sons
  • Sons
  • SOM
  • sons
  • Sons
  • o que é som
  • OS SONS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!