sonhos

Páginas: 9 (2037 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013
O SONHO NA REALIDADE COTIDIANA EM MEDARD BOSS



BISPO, Janaina de Aguiar
FERNANDES, Bruna Carolina Montoro
VILASBOAS, Simone
BERVIQUE, Janete de Aguirre **




RESUMO

O presente artigo tem como objetivo a exposição do sonho na realidade cotidiana em Medard Boss. No primeiro momento é discutido o significado dos sonhos, desde a História antiga. Depois é abordado sobre o queMedard Boss diz sobre os sonhos, sua contribuição na compreensão do sonhar do ser humano e a sua utilização no cotidiano da clinica, e considerações sobre a Psicologia Existencial. Após estudo de inúmeros casos, Medard Boss demonstra que não existe ruptura entre o modo de ser no sonhar e o modo de ser na vigília. A metodologia utilizada para a realização desse artigo foi o levantamento bibliográfico,através de livros acadêmicos e de artigos que relatavam sobre o tema.
Palavras-chave: Sonho, Gestalt- terapia, Medard Boss, Perls.


ABSTRACT

This article aims to show the dream into reality in everyday MedardBoss, the first moment is discussed about the meaning of dreams, from ancient history. After that is addressed on the Boss says about dreams, their contribution to theunderstanding of the dream of the human and its use in everyday clinical considerations and Existential Psychology. After studying countless cases, Boss shows that there is no break between the mode of being in the dream and way of being in Eve. The methodology used to conduct this article was the literature through academic books and articles that reported on the given theme.
Keywords: Dream, Gestalttherapy, Medard Boss, Perls.


_________________________________________________________
* Discentes do curso de Psicologia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF/ACEG.
** Orientadora do curso de Psicologia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF/ACEG.
1.INTRODUÇÃO:


Desde a história antiga à até mesmo atualmente, há interesse pelos significadosdos sonhos. Na antiguidade, eles eram constatados como “mensageiros dos deuses”.
Na tradição chinesa do século XVIII a.C. ,sabe-se que Confúcio retirava sua sabedoria dos sonhos.
Na época helenística, havia 420 templos dedicados a Esculápio, onde se praticava a incubação, que era dormir no templo para sonhar com a cura de doenças. O individuo dormia em pele com sangue de cabras ou de carneirosque eram sacrifícios para os deuses e grandes serpentes verdes e amarelas de dois metros de comprimento, ficavam à noite pelo pavimento, entre pétalas de flor e as pessoas que dormiam, eram os tratamentos, que eles acreditavam que levavam a uma cura mais rápida.
Seguindo o pensamento dePerls(1997), encontramos tudo o que precisamos no sonho, na periferia do sonho. A dificuldade existencial, aparte da personalidade que está faltando, tudo está aí. É uma espécie de ataque central bem no meio da sua não existência.
O sonho segundo a Gestalt-terapia encontra-se nos seus interesses e Perlsficou famoso a partir de seus trabalhos com sonhos, que são relatados no livro Gestalt- terapiaexplicada, do qual extraímos o trecho a seguir.

Todos os diferentes elementos do sonho são fragmentosda personalidade. Como o objetivo de cada um de nós é tornar-se uma personalidade saudável, ou seja, unificada, é preciso reunir os diferentes fragmentos do sonho. Nós devemos nos reapropriar desses elementos projetados, fragmentados, de nossa personalidade e recuperar assim o potencial escondido no sonho (...). Em Gestalt- terapia os sonhos não são interpretados. Fazemos dele algo bem maisinteressante. Em vez de analisar, autopsiar o sonho, nós queremos trazê-lo de volta à vida. A forma de chegar a isto é reviver o sonho como se ele sedesenrolasse atualmente. Em vez de contá-lo como se fosse uma história passada, dramatize-o, encene-o no presente, de modo que ele se torne parte de você mesmo, de modo que você esteja verdadeiramente envolvido nele (...). Se você quiser trabalhar sozinho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SONHO DOS SONHOS
  • um sonho
  • Meu sonho
  • Um sonho
  • Sonhos
  • sonho sonho
  • Sonho
  • Sonhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!