sonho grande
Sonho Grande, que conta a história de sucesso do homem mais ricoAd by MediaPlayerplus do Brasil, Jorge Paulo Lemann, e de seus sócios, Marcel Telles e Beto Sicupira, é uma obra despretensiosa sobre a saga de grandes personalidades do mundo dos negócios. Passa longe do rigor na pesquisa feita pela americana Alice Schroeder, autora de The Snowball: Warren Buffett and the Business of Life, que se dispôs a contar a história do maior ícone do mercado financeiro mundial, e tampouco da narrativa sedutora de John Huey, coautor de Sam Walton: Made In America, escrito a quatro mãos em parceria com o próprio fundador do gigante varejista Walmart. Aliás, tanto Sam Walton como Warren Buffett são personagens que fizeram parte da história do trio, donos da maior cervejaria do mundo, a AB InBev, e de dois símbolos mundiais do varejo – Burger King e a marca de alimentos Heinz.
Mas a obra tupiniquim, escrita pela ex-editora executiva da Exame, Cristiane Correa, tem seus méritos. Afinal, é sabido não ser tarefa fácil colher qualquer informação acerca de Lemann, Telles e Sicupira, tampouco esmiuçar suas vidas profissionais em uma biografia não autorizada – ainda que pouco ou nada comprometedora. Mesmo assim, a obra traz contribuições relevantes para empreendedores em busca do segredo de grandes negócios. E pouco importa se o leitor é dono de um mercadinho, consultório médico, hospital ou executivo de negócio – seja de que ramo for. Há sempre algo a se aprender, e até se entreter, em cada capítulo. E com a intimidade reveladora dos bastidores do poder – a parte mais envolvente do livro. Como o dia em que os jovens empresários conheceram Sam Walton, dono do Walmart.
Pouco depois de assumir o comando das Lojas Americanas, nos anos 80, Lemann e Sicupira tiveram a ideia de enviar uma carta aos dez maiores varejistas do mundo. A mensagem era única: pedir para conhecer de perto a operação de cada empresa para copiá-la e implementá-la no novo negócio. Para