Sonho Grande

Páginas: 9 (2205 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014

Sonho Grande é uma obra de Cristiane Correa, jornalista, pesquisadora e descreve como os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo.
Depois de formado Jorge Paulo foi à procura de trabalho no Brasil se decepcionou e então decidiu ir trabalhar em Genebra. Mas como o sistema era rígido demais desistiu em poucotempo. Tentou atuar como profissional do tênis, mas não teve hesito, desistindo. De volta ao Rio de Janeiro foi contratado pela Invesco, um empresa pequena que atuava no setor de crédito. Criou a “bolsa paralela” onde era comercializado fora do pregão oficial, onde teve hesito, mas demorou a perceber que a empresa estava afundando pois não tinham controle sobre as entradas e saídas. E em 1966 aempresa faliu e seu investimento virou pó.
Com esta situação Jorge Paulo aprendeu duas coisas a primeira delas é que é tão importante cuidar das receitas quanto das despesas e a outra é que é preciso ter gente boa e bem remunerada em todas as áreas do negócio.
Agora precisava encontrar gente disposta a financiar seu empreendimento dos sonhos, pois o companheiro ele já tinha Ramos da Silva. Em 1967começaram a trabalhar na Libra , empresa de João Úrsulo, o qual ofereceu uma participação de 26% na corretora, divididos entre os dois em partes iguais. Fizeram sucesso, a corretora só crescia, mas Jorge se sentia cada vez mais insatisfeito pois não via possibilidades de aumentar sua fatia na corretora. Tentarão comprar a corretora, mas no fim tiveram que vender e se retirar na empresa.
JorgePaulo viu a possibilidade de um novo empreendimento, onde poderia colocar em prática o modelo de gestão que sonhava – dividir a riqueza gerada com os melhores funcionários.
Com a “ajuda” de alguns investidores compraram uma corretora chamada Garantia. Estavam de olho no potencial da Bolsa de Valores do Rio, que atraía cada vez mais investidores, pois com o Fundo 157 que fora criado, permitia-se aoscontribuintes do imposto de renda aplicar em ações até 12% do que deveria ser pago em tributos. Com isso a bolsa cresceu e volume de dinheiro dobrou. Mas em 18 meses o índice despencou em 61%. A solução foi concentrar-se no open market. Neste momento Jorge Paulo decidiu colocar em prática os princípios de meritocracia, queria um profissional especifico, o PSD: Poor, Smart, Deep Desire to Get Rich(pobre, esperto e com desejo de enriquecer). Nessa época a corretora crescia negociando títulos de dívida do governo. Na corretora não havia sala separada, todos trabalhavam em um salão sem divisórias, o que tirava a privacidade mas fazia com que os processos fossem ágeis, inclusive Jorge Paulo passava a maior parte do tempo em uma mesa neste local, vestiam-se de forma informal.
O sistema deremuneração era agressivo, para alguns funcionários era considerado como falta de transparência, pois ninguém nunca sabia se conseguiria subir a ponto de terem um percentual da empresa e nem de quanto seria essa participação. Quando se conseguia o novo sócio ficava com uma divida correspondente a 70% de seu ganho, num período de dois a três anos, onde 1% em ações poderia significar uma divida de 600mil dólares e esta poderia ser abatida com participação nos lucros, comissões e dividendos a juros anuais de 6% em dólares. A pressão sempre foi grande no Garantia, portanto ter uma vida familiar era quase impróprio para o ritmo de trabalho que a empresa exigia de seus funcionários. O dia a dia do banco era definido por alguns funcionários como uma panela de pressão, mas os funcionários tambémfaziam muitas pegadinhas, não importando se era o chefe ou o subordinado.
Queriam investir em empresas subavaliadas e que trouxessem grandes retornos financeiros. Decidiram então comprar 25% da São Paulo Alpargatas e juntamente uma participação nas Lojas Brasileiras. Com a insatisfação de não ter controle nenhum Paulo Jorge então decidiu que era hora de ser dono de seu próprio negócio. Uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um grande sonho
  • sonho grande
  • Sonho Grande
  • sonho grande
  • sonho grande
  • Sonho Grande
  • Sonho Grande
  • sonho grande

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!