sonhar e possivel ? RESUMO

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013
Melhor resposta - Escolhida por votação

Sonhar é possível? é um relato sensível e comovente de um dia num cortiço do Bixiga, ressaltando as desventuras vividas por seus moradores. São histórias de pessoas que lutam duramente pela sobrevivência, mostrando um pouco desse outro mundo — o das “habitações coletivas”. Localizado na região central da cidade de São Paulo, o bairro do Bixiga abrigacasarões antigos, que, por estarem em situação irregular ou abandonados, são transformados em cortiços. Ao retratar os aspectos trágicos da vida de seus moradores, a autora desperta no leitor as perturbantes questões: Nesse ambiente de miséria, violência, injustiças, é possível almejar uma realidade melhor? Afinal, sonhar é possível? Relançado pela Atual Editora na Coleção Entre Linhas, SONHAR ÉPOSSÍVEL?, de Giselda Laporta Nicolelis, chega à sua 26.ª edição com novo projeto gráfico e ilustrações de Rogério Soud.Como falar de “Um Sonho Impossível” sem soar piegas? É meio complicado, pois o longa, que conta a história do jogador americano Michael Oher, abusa do politicamente correto. Oher é um jovem problemático. Calado e de rosto inexpressivo, ele praticamente vagava pela vida como um Buda oualgo parecido até que Leigh Anne Tuohy, uma mulher de classe alta cheia de personalidade, o adotou como filho. O jovem rodava pela rua procurando um lugar quente para dormir quando sua futura mãe o acolheu.

Sem família e nem rumo certo, Oher estava morando com os pais de um amigo (o único talvez), quando eles se mudaram, não o avisando para onde iriam. Estudando em Mississipi, na escola dofilho de Leigh Anne, ele era figura conhecida de todos, pois se tratava de um jovem negro muito alto e forte, de pouquíssimas palavras e amigos. Um tipo inusitado em um local que já foi um epicentro de preconceito racial. Com diversos problemas de aprendizado, era considerado problemático entre os professores, que não viam como ensinar o garoto. Acabaram descobrindo que, por trás das poucas palavras,havia um ouvinte, e métodos especiais levaram a escola e entender e aceitar este novo aluno como um deles. Ele começou a se sair melhor na escola.

A amizade entre Oher e o jovem S.J, filho de Leigh Anne, foi um dos catalisadores desse resgate corajoso, aliado também à total falta de preconceito e somada a uma imensa bondade e solidariedade. Afinal S.J é um garotinho, enquanto Oher tinha vintepoucos anos (não sabem ao certo, pois ele não possuía quase nenhuma documentação). A realidade é que a família que o acolhe, composta pelos já citados S.J e Leigh Anne, juntamente ao pai Sean e a filha Collins, são espécies em extinção neste mundo de hoje, ou seja, pessoas verdadeiramente boas. Elas não são santas, cometem seus erros, têm suas dúvidas, mas se esforçam para fazer o melhor, erealmente o fazem. Verdadeiros cristãos republicanos.

Claramente que o porte físico avantajado de Michael foi um dos fatores de ele ter sido aceito na escola em que estava estudando. Ele realmente se mostrava apto à prática de esportes, mas seu jeitão seria um problema na hora dos treinamentos. Entretanto, o rapaz acaba encontrando seu caminho e, como já sabem, se torna um profissional do futebolamericano cobiçado pelos treinadores.

O diretor Lee Hancock se sai muito bem à frente do longa. Capturado pela fantástica história que contou, o cineasta segue um caminho clássico, que mantém o clima do filme de forma eficaz. Devido ao passado sofrido do jovem, o drama é parte fundamental da obra, constantes choques de realidade que são sentidos pela família rica, que percebe a distância deles deum universo que se esgueira a margem da sociedade.

Ainda assim, alguns momentos são de uma alegria tão perfeita que chegam a soar piegas, como na cena em que os dois irmãos treinam e fazem exercícios, se divertindo e dando risadas. Praticamente um comercial de margarina. Mas não me entendam mal, somente os mais rabugentos se incomodariam com tal felicidade alheia. Um humor saudável e de bom...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sonhar é possivel ?
  • Sonhar é possivel
  • sonhar é possivel?
  • Resumo filme um sonho possível
  • Resumo do filme um sonho possível
  • Resumo do filme um sonho possível
  • Resumo do filme "Um sonho Possivel"
  • Resumo filme "Um sonho possível"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!