sondagem percussão

Páginas: 18 (4445 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Sondagem a percussão

Fundação é a base de tudo, um dos principais elementos de uma construção é a sua fundação. A fundação é quem reponde pela sustentação de uma edificação, suportando todo o carregamento das lajes, alvenarias, vigas e pilares. Portanto é fundamental que se conheça em que tipo de solo irá se apoiar nossa edificação, para evitarmos problemas futuros de difícil solução e custoelevado.

Somente com uma sondagem de solo executada por uma empresa de fundações legalmente habilitada (com registro no CREA) é que poderemos analisar as propriedades do solo, que ao contrário do que muitos pensam, variam de cidade para cidade, bairro para bairro e muitas vezes de quadra para quadra. O solo não é homogêneo, daí as grandes diferenças de comportamento e resistência.A Sondagem à Percussão é o ensaio mais utilizado na construção civil da maioria dos países e no Brasil foi normatizado pela ABNT na NBR 6484 “Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio” (SPT- Standard Penetration Test), que permite a determinação do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação donível do lençol freático, a determinação da compacidade ou consistência dos solos arenosos ou argilosos, respectivamente e também a determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície.


História
O primeiro equipamento de sondagem à percussão do Brasil foi fabricado em 1938, pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com base em projeto e especificaçõesamericanas ( USA ), que após estudo estatístico adotou-se o padrão das sondagens à percussão com lavagem e utilização de amostrador do tipo IPT.
Em 1948, este método de investigação ficou conhecido internacionalmente como SPT “Standard Peneration Test”, com a publicação de Terzaghi e Peck “SoilMechanics in EngineeringPractice” e com ele um outro número de Nspt e por volta de 1957, foi trazido para oBrasil o amostrador padronizado “Terzaghi-Peck”.
Na década de 70, surgiram diversas especificações de execução de sondagem à percussão, que resultaram na norma MB-1211, publicada em 1979, pela ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas “Execução de Sondagem de Simples Reconhecimento dos Solos”, renumerada em 1980, para NBR-6484.
Em 1988, foi proposto pelo Eng. Stelvio M. T. Ranzini a medida detorque necessário para romper a adesão solo-amostrador, logo após a realização do ensaio SPT, como complemento de informações, que passou a ser denominado ensaio SPT-T, porém ainda não normatizado.
Em fevereiro de 2001 a ABNT, publicou uma nova versão da NBR-6484, atualmente utilizada, que substitui a NBR-6484:1980 e cancela e substitui a NBR 7250:1982.


Sondagem à Percussão SPT- StandardPenetration Test

As sondagens são fundamentais para os projetistas de fundações, entretanto os construtores, frequüentemente, levando em conta as informações de sondagem, por ocasião da obra, se vêem na necessidade de solicitar reformulação do projeto.

As sondagens são procedimentos de engenharia que têm por escopo a obtenção de informações de subsuperfície de uma área na terra, ou na água.Estas sondagens são as mais freqüentes na engenharia e usualmente executadas para:
Perfil geológico das camadas do subsolo;
Determinação da capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo;
Coleta de amostras das diversas camadas;
Determinação do nível do lençol freático;
Determinação da compacidade ou consistência das camadas do subsolo em solos arenosos ou argilosos,respectivamente, e também para a determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície.


Planejamento das Sondagens:

Qualquer execução de uma obra requer um planejamento prévio para a definição do tipo de serviço a ser realizado. Este conhecimento prévio possibilitará a melhor escolha do tipo ou dos tipos de sondagens, que poderão ser utilizados para a avaliação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sondagem a percussão
  • sondagem a percussão
  • Sondagem de percussão
  • Estudo de Sondagem a Percussão
  • impactos com à sondagem à percussão
  • Sondagem de percussão a trado
  • Relatório Sondagem a Percussão
  • Sondagens a Percussão Standard

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!