Somerhauser

533 palavras 3 páginas
2.1 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO II – DESAFIO 1

A empresa contatada neste estudo tem 3(três) segmentos TP Investimentos, TP Seguros e TP Agrícola. A escolhida foi a TP Agrícola, que atua na área de comercialização varejista de insumos agrícolas, atende uma clientela formada, basicamente por agricultores de grande porte, pessoas físicas e grandes empresas.
A sociedade empresária é de espécie jurídica limitada e é optante no regime de
Tributação Simples Nacional, com apresentação de organograma com poucos níveis hierárquicos é formada por 2(dois) sócios. Um sócio fica responsável pela área comercial e o outro pela área administrativa, tem 1(uma) pessoa responsável pelo carregamento, secretária e 12 vendedores terceirizados.
A empresa apresenta estrutura de micro-empresa, portanto não há departamento específico responsável pelo gerenciamento das operações financeiras, ficando, essas atribuições distribuídas pelos proprietários e contador. A missão de uma empresa deve ser definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Ela deve ser voltada para um futuro a longo prazo, deve ter credibilidade, e todos os que trabalham na empresa devem conhecê-la, compreende-la, vivê-la e sentir-se atraídos e comprometidos com seus objetivos. Precisa ser simples, clara e direta, não pode de forma alguma confundir o individuo e causar-lhe duvidas. Antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. A missão deve estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos. Segundo o gestor da empresa, a empresa escolhida tem como missão proporcionar ganhos aos participantes do mercado agrícola, através da negociação junto a trades, fábricas, empresas e agricultores. E seu objetivo visa possibilitar a negociação de grãos

Relacionados