SOMENTE S NTESE2

870 palavras 4 páginas
SÍNTESE – TAT

O Teste de Apercepção Temática - TAT tem por objetivo avaliar a personalidade do paciente, desta forma, ao ser apresentada as pranchas do teste ao paciente, o mundo interno do sujeito pode ser trazido para o mundo externo, e isso ocorre devido às histórias contadas pelo mesmo.
Durante a aplicação do teste o paciente demonstrou intranqüilidade, voz tremula, por vezes ficou em silêncio, aparentemente angustiado, com certo nervosismo, ele também é bem articulado, não cometeu muitos erros ao verbalizar, mostrando ser um adolescente inteligente.
Por vezes o paciente apresentou confusão na identificação dos personagens, não explicitando claramente se ele falava de si ou de seu pai. O paciente internaliza o fato de o pai usar entorpecentes, relatando concomitantemente a recusa por não se envolver com drogas ilícitas.
É importante destacar que por diversas vezes o paciente coloca em questão a falta de amor, falta de carinho dos pais para com ele. Essa sensação de abandono que o paciente apresenta no decorrer das histórias evidencia o forte desejo por atenção e proteção, pois o mesmo está sentindo-se só, com isso, o paciente gera agressividade, tristeza, e utiliza-se de mecanismos de defesa para que esse conflito não tome proporções maiores, é importante que seja tratado esse sentimento de abandono e tristeza, pois em todas as pranchas o paciente denota estar triste e desamparado, e ao mesmo tempo muito enfurecido com a figura paterna.
O paciente sempre demonstra fragilidade perante a problemática com a família, colocando sempre em questão seus déficits cognitivos, o que demonstra claramente a ausência de aspectos que o motivem a prosseguir sua vida, seus estudos. O paciente apresenta confusão na hora de expressar seus afetos, assim, fica evidente que o paciente não sabe lidar com a perda, seja dos pais, seja de algum objeto. A idealização da figura paterna tende ao desejo que o paciente tem pelo pai que ele quer para si, essa evocação da imagem que ele

Relacionados