Som e ondas sonoras

Páginas: 6 (1375 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
Sumário
1. Introdução…………………………………………………………………5
2. Som………………………………………………………………………..6
3. Ondas sonoras……………………………………………………………7
4. Propriedades do som…………………………………………………….9
5. A função seno e as divisões de uma onda……………………………10
6. Notas e comprimentos…………………………….…………………….12
7. Monopólio de Pitágoras…………………………………………………14
8. Conclusão…………………………………………………………………15
9. ReferênciasBibliográficas……………………………………………….16
1. Introdução
Ondas sonoras podem ser expressas partindo de equações matemáticas, podemos dizer que a música clássica começou com uma operação algébrica e os fatos que envolvem o som, como sua propagação, seu tom e timbre tem sua justificativa na área da física.
2. Som
Como funciona?
Assim que o as ondas sonoras o que chamamos de som entra em nossos ouvidosexternos, as ondas sonoras percorrem o canal auditivo até chegar ao tímpano.Ele recebe o som e vibra ,quando recebe variações de pressões mesmo muito pequenas, causadas pelas ondas sonoras.
As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno. Assim quepassa todos esses obstáculos, as ondas sonoras são aumentada e chega até o caracol do ouvido interno.
O pequenos pelinhos que vibram quando há uma propagação do som. Essa propagação ocorre de forma fácil em virtude de um líquido existente dentro do ouvido interno, que ouvido interno é composto pela cóclea que apresenta forma de caracol, que contém estimula as células nervosas do nervo auditivoenviando esses sinais ao cérebro, fazendo com que tenhamos a percepção do som.
Qual faixa de frequência de audição?
O ouvido humano só é capaz de perceber sons com freqüência superior 20 Hertz e inferior 20 KiloHertz. 
Os sons com frequência inferior a 20 Hz são chamados infra-sons. Já aqueles com freqüência superior a 20 mil Hz são conhecidos como ultra-sons. A orelha humana também é capazde perceber sons graves e agudos. Quanto maior a frequencia do som(onda sonora),quanto mais agudo for o som é quanto menor for a frequencia mais grave será.
Qual a diferença ente decibéis e hertz?
Decibéis é a intensidade do som (velocidade da onda sonora).
Hertz é a medida do som (a altura da onda sonora) .
3. Ondas Sonoras
Propagação: Se propaga através da vibração ,as ondas precisamde um meio físico para se propagar e por isto não ha som no vácuo. A propagação deste som é por meio de movimento de partículas, fazendo as vibrarem .
Figura 1 - A relação da velocidade de propagação.

Fonte: Wikipedia
Figura 2 - Comprimento da onda.

Fonte: Música Audio
De forma geral, o sólido é o meio que se propaga em uma maior velocidade, podendo ter por volta de 4900m/s. O líquido éo segundo meio mais rápido, podendo ter por volta de 1410m/s. Já o gás é o meio mais lento, podendo ter por volta de 340m/s. A velocidade pode variar de acordo com o material ou a temperatura do meio utilizado.
Pode ser considerada eletromagnética?
A onda eletromagnética não precisa de nenhum meio material para se propagar. A luz, por exemplo, é uma onda eletromagnética que se propaga pelovácuo sem nenhuma ajuda além de seu próprio emissor. As ondas sonoras necessita especificamente de um meio material para propagarem-se. Logo, não, as ondas sonoras não podem ser consideradas eletromagnéticas. 
Diferentes velocidades do som em diferentes meios:
Material Velocidade de Propagação do Som(m/s)
Ar(10°C) 331
Ar(20°C)343
Ar(30°C) 350
Oxigenio 317
Dióxido de Carbono 250
Água 1450
Água do Mar 1522
Borracha 54
Alumínio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Som e Ondas Sonoras
  • O som e as ondas sonoras aparelho auditivo e suas funções
  • Ondas sonoras
  • Ondas Sonoras
  • ondas sonoras
  • Ondas sonora
  • Ondas sonoras
  • Ondas sonoras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!