SOLVER DO EXCEL NA PRODUÇÃO DE MDF NA FIBRAPLAC

698 palavras 3 páginas
O USO DO SOLVER DO EXCEL NA PRODUÇÃO DE MDF NA FIBRAPLAC

INTRODUÇÃO

A Fibraplac é uma empresa do Grupo Isdra. É uma das mais modernas fábricas de MDF do país e a única no Rio Grande do Sul. Localizada no município de Glorinha, oferecendo máxima tecnologia em painéis. A Fibraplac, ver figura 1 iniciou suas atividades em 2000. Em 2003 iniciaram-se os testes de produção de MDF e, no início de 2004, esses painéis já estavam à venda. Em 2006, a Fibraplac duplicou sua linha de produtos e, dois anos mais tarde, a linha de revestimentos também se multiplicava.

Toda a matéria-prima utilizada na fabricação de painéis vem de florestas de pinus e eucaliptos reflorestados, abastecendo a fábrica de forma ecológica e renovável. Trata-se de florestas próprias, que proporcionam o manejo sustentável, do plantio até a colheita. A água utilizada na fabricação das chapas é cuidadosamente tratada em uma estação própria.
Fibraplac utiliza avançados processos e equipamentos de última geração com tecnologia alemã, que permitem uma grande produtividade.

dELIMITAÇÃO DO TEMA
O uso da ferramenta Solver do Excel na produção de MDF na empresa Fibraplac.

PROBLEMA DE PESQUISA
Qual é a viabilidade da ferramenta Solver na otimização da produção de MDF na Fibraplac?

OBJETIVO
Analisar a viabilidade do Solver na maximização do lucro para a produção de MDF.

JUSTIFICATIVA
O SOLVER é uma ferramenta que está contida no aplicativo EXCEL. Também pode ser considerado um “tipo de programa ou sistema” que tem que ser alimentado. A diferença é que a pessoa (o programador, coordenador ou assistente de PCP) que está alimentando o SOLVER também é a que modelou/equacionou o seu problema. O SOLVER pode ser uma ferramenta auxiliar, manejada pelos próprios profissionais do PCP, para resolver problemas imprevistos.
A resolução de problemas de produção em menor tempo e custo de dinheiro serão os benefícios obtidos com a capacitação dos seus

Relacionados