SOLUÇÕES PARA CONTROLE DE ILUMINAÇÃO E TEMPERATURA BASEADO EM “BRISE SOLEIL” E “LIGHT SHELF”

2918 palavras 12 páginas
SOLUÇÕES PARA CONTROLE DE ILUMINAÇÃO E TEMPERATURA BASEADO EM “BRISE SOLEIL” E “LIGHT SHELF”

1. INTRODUÇÃO
É sabido que o conforto dos indivíduos nas edificações e obras está intrinsicamente ligado a vários fatores construtivos: materiais empregados, planejamento do espaço, iluminação, ventilação, temperatura, acústica, dentre outros. Nem todos sabem ou dão à devida relevância, mas a saúde se relaciona intimamente com os espaços construídos. O calor dentro de edificações e obras, por exemplo, pode causar interferências no organismo, como: taquicardia, cansaço, prostração térmica, irritação, etc. Não menos significativas são as alterações que uma ventilação inadequada provoca: doenças do aparelho respiratório, doenças na pele, no sistema circulatório e várias outras.
Partindo da importância da qualidade térmica e da iluminação apropriada, foi elaborado esse artigo, analisando os sistemas de sombreamento e ventilação “Brise-soleil” e “Light Shelf”. Neste processo de explanação abordou-se alguns tópicos que importantes no conhecimento e aplicação destes sistemas, percorrendo desde a caracterização dos elementos desse tema, até suas implicações e relações com o ambiente circundante.
Ao longo do artigo, esses sistemas foram detalhados e especificados quanto aos materiais mais utilizados na fabricação do “Brise-soleil” e do “Light Shelf”. São apresentadas as consequências para o meio ambiente, suas vantagens, desvantagens e os tipos mais usados. Como apresentado anteriormente, o objetivo é definir esses elementos, buscando um entendimento mais aprofundado deles, para incentivar a utilização de sistemas de sombreamento eficazes no conforto térmico e na iluminação adequada de edificações e obras.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 “Light shelf”

Dentre uma série de elementos arquitetônicos que são utilizados para melhorar a distribuição de luz natural no ambiente, está o Light Shelf. Ele desempenha o papel de proteger contra a insolação direta e redistribuir a

Relacionados

  • Brise Soleil
    1512 palavras | 7 páginas