Solubilidade

Páginas: 7 (1513 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DE ALIMENTOS
CURSO DE QUÍMICA FORENSE
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROFª. DRA. ALINE JOANA R. WOHMUTH A. DOS SANTOS



EXPERIMENTO 4: SOLUBILIDADE



Bianca Blaas - Daniela Motta - Elizabethe Echevenguá - Helena David




INTRODUÇÃO
Solubilidade é a propriedade que assubstâncias têm de se dissolverem em uma quantidade limite de uma dada substância numa outra substância denominada de solvente. A quantidade de substância que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito de substância para substância. Em geral, a solubilidade é expressa em gramas da substância a ser dissolvida por 100 g da substância que a dissolve, mas pode ser expressa também em mols porlitro e em porcentagens de soluto/solvente.
O álcool, por exemplo, possui solubilidade infinita em água, pois água e álcool se misturam em qualquer proporção. O mesmo não ocorre com a gasolina onde apenas pequenas quantidades se dissolvem na água. Para dissolver um copo de gasolina, precisaremos de muitos litros de água. Dizemos então que ela é pouco solúvel em água, ou ainda que a solubilidadeda gasolina em água é muito baixa.
Tendo em conta a quantidade de soluto dissolvido num determinado solvente e a solubilidade deste, as soluções podem apresentar-se como: Insaturadas, Saturadas, ou Sobressaturadas.
Quando um soluto se dissolve num solvente, as moléculas do solvente formam estruturas em torno das moléculas de soluto,num processo designado por solvatação.










OBJETIVOS
A finalidade do experimento é reconhecermos as variáveis que afetam a solubilidade, tais como:
Pressão - com o aumento da pressão do gás, aumenta a solubilidade, quando a uma diminuição na pressão do gás, diminui a solubilidade.
Temperatura - interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a certo soluto,desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade.
Íon Comum - A solubilidade de um soluto em um solvente depende das duas substâncias, ou seja, depende do soluto e do solvente. As interações entre as moléculas do soluto e do solvente podem ser descritas por suas polaridades. Substâncias polares ligam-se mais facilmente a outras substâncias polares, o mesmo aconteceentre substâncias apolares, assim quando um soluto tem o mesmo tipo de ligação (ligação polar ou apolar) do que um solvente ocorre a dissolução do solvente mais facilmente, pois as moléculas do solvente e do soluto se ligam com mais facilidade.

MÉTODOS
Fizemos uso de alguns materiais, tais como: tubos de ensaio, béqueres, rolha de borracha, espátula, bastão de vidro, funil de vidro, pipeta,proveta de 10 mL, gral e pistilo. Também foram utilizadas as soluções químicas de: etanol, solução aquosa saturada de iodo, aspirina (ácido acetil salicílico), água raz e butanol.


RESULTADOS E DISCUSSÕES
No procedimento de miscibilidade de líquidos as soluções de 3ml H2O + 1ml de 1-butanol e 3ml de etanol + 1ml de água raz, apresentaram uma solução heterogenia quando misturadas.
Noprocedimento de extração a solução de iodo e água raz apresentou coloração amarela em uma das fazes, sendo a outra fase incolor (sem agitação). Após a agitação, observou-se que a mistura obteve duas fazes visíveis apresentando uma coloração amarela e outra alaranjada.
No procedimento de precipitação apenas observou-se o processo de cristalização da solução de 0,5g AAS, 4ml etanol e 20ml de águadestilada.
No procedimento de filtração observou-se o transporte do conteúdo do béquer para o funil com o papel filtro. Terminada a filtração notou-se no papel filtro o resíduo de AAS “seco” e então se observou a mesma no microscópio, visualizando em diversas colorações.
O grupo apresentou certa dificuldade em pipetar diversas quantidades corretas de soluções nos tubos de ensaio.
Com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • solubilidade
  • Solubilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!