Solubilidade

Páginas: 6 (1430 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2013



Universidade Federal de São Paulo
Campus Diadema – 1º semestre de 2008








Experiência nº. 4: Solubilidade

Química das Transformações


















Alan Patrick Queiroz Moro
Gisele Erika Perjessy
Paola de Queiroz Ferreira

Turma A
Prof.ª Fernanda Bazito


1. Resumo

Nesta experiência foi estudada a solubilidade do dicromato de potássio.Para isso, foram aquecidas cinco soluções de concentrações diferentes e obtidas as temperaturas em que se solubilizaram. Depois essas soluções foram resfriadas até recristalizarem e as temperaturas foram novamente anotadas. A partir desses resultados, construiu-se uma curva de solubilidade do dicromato de potássio e observou-se que com o aumento da temperatura a solubilidade aumenta. Tambémobservou-se que quanto maior a concentração da solução, maior a temperatura necessária para solubilizá-la.


2. Introdução

Em química o termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo (dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. Assim, a solubilidade é a medida da capacidade de uma determinada substância dissolver-se numlíquido, que pode se expressar em mols por litro, gramas por litro ou porcentagem de soluto por solvente.
A solubilidade de uma substância é a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia e depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema. Portanto, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido à polaridade dassubstâncias, estas serão mais ou menos solúveis, podendo-se dizer, de maneira geral, que: substâncias polares dissolvem substâncias polares e substâncias iônicas e substâncias apolares dissolvem substâncias apolares.
No experimento realizado estudou-se o efeito da temperatura na solubilidade do dicromato de potássio em água. Então, determinou-se a curva de solubilidade desse sal, através da medição dastemperaturas em que cinco soluções de concentração conhecida se tornaram saturadas.


3. Materiais e Métodos

3.1. Materiais

- dicromato de potássio sólido (K2Cr2O7);
- balança analítica;
- papel absorvente;
- tubos de ensaio;
- proveta;
- béquer;
- água destilada;
- termômetro;
- recipiente com água quente e recipiente com água e gelo.

3.2. Métodos

Em uma balança analíticapesou-se as seguintes quantidades de dicromato de potássio: 0,50g, 1,00g, 1,50g, 2,00g e 2,50g. Cada quantidade foi transferida para um tubo de ensaio, aos quais foram adicionados, com auxílio de uma proveta, 5 mL de água destilada. Anotou-se a temperatura da água antes e depois da adição do sal, verificando as variações ocorridas.
Então, o tubo de ensaio foi aquecido, agitando-se continuamenteaté a dissolução completa do sal. O aquecimento foi interrompido e introduziu-se um termômetro na solução até ela esfriar, anotando a temperatura em que começou a cristalizar (foi necessário colocar o tubo num recipiente com água e gelo para que a solução começasse a recristalizar). Repetiu-se a operação, obtendo-se a dissolução do sal e resfriando-se posteriormente, com as respectivas anotações dastemperaturas. Isso foi feito para cada tubo de ensaio.
Ao final do experimento, o tubo foi aquecido até a dissolução completa do sólido e a solução obtida foi transferida para um béquer que se encontrava na capela do laboratório, com o objetivo de se recuperar o sal evaporando a água e devido ao fato de o dicromato de potássio ser um composto muito tóxico, não podendo ser despejado em qualquerlugar.


4. Resultados e Discussão

4.1. Resultados

Primeiramente, obteve-se a temperatura da água destilada antes de ser colocada nos tubos de ensaio, que foi de 23°C.
Após pesar as quantidades determinadas de dicromato de potássio, obtiveram-se as massas encontradas na tabela 1, as quais foram colocadas em ordem crescente de massa, respectivamente, nos tubos 1, 2, 3, 4 e 5, e nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • solubilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!