Solubilidade em água quente

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 6º PERÍODO

RELATÓRIO AULA PRÁTICA:
SOLUBILIDADE EM ÁGUA QUENTE

SÃO JOSÉ DOSPINHAIS
2011

INTRODUÇÃO

A madeira é consideravelmente resistente a ação de solventes e de substâncias químicas. Não se conhece qualquer solvente capaz de dissolver a madeira sem que ocorra umataque químico. Em parte tal característica é decorrente da complexa estrutura química da madeira: a aplicação de um solvente ou a reação com uma substância química que pode ter efeito em alguns doscomponentes químicos da madeira pode não ter qualquer ação sobre os demais constituintes. A diferença de comportamento da lignina e dos polissacarídeos evidencia esta característica, permitindo até asua separação.
A madeira não é atacada em temperatura ambiente por solventes neutros e água fria, os quais solubilizam somente substâncias extrativas. Esta extração é relativamente rápida se a madeirafor reduzida a pequenos pedaços, e a quantidade de substâncias extraídas não aumenta de forma significativa depois de certo tempo, mesmo utilizando-se novas quantidades do solvente (Klock, 2005).Objetivos
Este método tem por objetivo a solubilidade da madeira em água quente, quando reduzida em serragem.

MATERIAL E MÉTODOS

Pesou-se, em balança analítica, 2 gramas da amostra.Transferiu-se todo o material para um Erlenmeyer de 250 ml e adicionou-se 100 ml de água destilada, colocou-se em banho Maria a 100ºC e colocou-se um vidro de relógio em cima do erlenmeyer. Aguardou-se 3 horas.Em balança analítica pesou-se o cadinho filtrante e anotou-se o valor “Pc”. Depois de passado o período, transferiu-se o material (serragem + água) para o cadinho filtrante e removeu-se a água comauxilio da bomba de vácuo, filtrou-se a amostra.
Levou-se o cadinho para estufa, durante 24 horas – ate atingir peso constante.
Retirou-se o cadinho da estufa, com auxílio de pinça, colocou-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agua quente
  • Agua quente
  • Agua Quente
  • Agua quente
  • ÁGUA QUENTE
  • Agua quente
  • Água quente
  • Solubilidade em água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!