SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

1117 palavras 5 páginas
ENGENHARIA CIVIL

QUÍMICA APLICADA

SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

Águas Claras – DF
Introdução
Com a crescente demanda de Energia requerida pelas nações que compõem o globo tornou-se cada vez maior e crescente à utilização dos derivados de petróleo para suprir tamanha necessidade, entre este um dos mais utilizado pelo consumidor doméstico é á Gasolina onde promove os meios necessários para o funcionamento correto dos automóveis e possibilita o deslocamento das pessoas.
A Gasolina é um produto derivado do petróleo, sendo estes, compostos por hidrocarbonetos, onde sua obtenção se dá da seguinte maneira:
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas), nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), dentre outros.
Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220ºC.
No Brasil a Gasolina e utilizada com um aditivo que é o Álcool Etílico, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorífico. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO. A porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24%. Se por um lado existe vantagens, existem as desvantagens também, como maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro,

Relacionados