Solubilidade de compostos orgânicos

Páginas: 17 (4089 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL











SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS









MANAUS – AM
ABRIL 2010
INTRODUÇÃO
A solubilidade de uma substância é uma propriedade física de fundamental importância, na qual se baseia em certos métodos de separação de misturas, de extração deprodutos naturais e de recristalização de substâncias. Devido suas propriedades, é muito empregada nas indústrias para diversos tipos de utilidades. A solubilidade depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema, sendo a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.
O comportamento de certos solutos em relação a certos solventes (àtemperatura constante) permite prever, se é necessário analisar as suas estruturas moleculares, ou determinar o tipo de interação que há entre soluto e solvente.
Mais especificamente levando-se em consideração as regras de solubilidade, solventes polares tendem a dissolver solutos polares, e solventes não-polares tendem a dissolver solutos não-polares, ou seja, “semelhante dissolve semelhante”,significando que um solvente dissolverá um soluto se tiverem propriedades semelhantes.
Como exemplo para substâncias orgânicas não-polares, temos o tetracloreto de carbono, um solvente não-polar, com geometria tetraédrica, assim sendo, não tem momento dipolo e suas únicas atrações intermoleculares são as forças fracas de London. Ao contrário para substâncias orgânicas polares, temos como solvente polar,a água, que é um bom solvente para solutos polares, como o cloreto de hidrogênio (HCl), nesse caso, à o estabelecimento de interação forte soluto-solvente fornecendo energia necessária para superar as fortes forças de interações no soluto.
A solubilidade de compostos orgânicos permite prever a presença ou a ausência de grupos funcionais e a reatividade em certos casos. Os compostos orgânicospodem ser classificados como: ácidos, básicos ou neutros, mediante aos testes de solubilidade.
Onde substâncias orgânicas só dissolvem se em solventes orgânicos, neste caso os testes são realizados em água, solução de hidróxido de sódio, solução de bicarbonato de sódio, ácido clorídrico diluído, éter, ácido fosfórico e ácido sulfúrico concentrado.




OBJETIVO
O experimento teve comoobjetivo principal, fazer a classificação de seis compostos orgânicos desconhecidos através dos testes de solubilidade, visando nosso melhor entendimento sobre o assunto, e aprofundar conhecimentos de polaridade, grupos funcionais e solubilidade.
Tendo como objetivo específico identificar os grupos funcionais, nos compostos, relativos a cada um dos grupos de solubilidade com a finalidade de deduzir quala substância analisada.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais utilizados:
1) Estante com 10 tubos de ensaio;
2) 4 provetas de 10 ml;
3) 4 pipetas de 1 ml;
4) 3 pipetas de 5 ml e 10 ml;
5) Pêra;
6) Pisseta;
7) Espátula

Reagentes utilizados:
1) Éter etílico;
2) Solução de NaHCO3 5% ;
3) Solução de NaOH a 5% ;
4) Solução de HCl a 5% ;
5) Ácido fosfórico 85% ;6) Ácido sulfúrico concentrado

Procedimentos:
Estavam disponíveis 10 amostras numeradas, entre elas, algumas sólidas e outras líquidas.
Colocou-se 0,2 ml de soluto, amostra nº 9, em um tubo de ensaio limpo e seco. Adicionou-se 3 ml de água e agitou-se vigorosamente o tubo de ensaio com a solução, verificando-se que a mesma não foi miscível. Mediu-se mais 0,2 ml da amostra nº 9 em outro tubode ensaio e adicionou-se 1 ml da solução de NaOH e agitou-se vigorosamente o tubo de ensaio com a solução, verificando-se que a mesma também é imiscível. Em seguida, mediu-se mais 0,2 ml da amostra nº 9 em outro tubo de ensaio e adicionou-se 1 ml da solução de HCl, agitando-se o tubo de ensaio e verificando-se que a solução não era miscível,de acordo com o esquema, mediu-se mais 0,2 ml da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solubilidade de compostos orgânicos
  • Teste de solubilidade em compostos organicos
  • SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
  • Solubilidade dos Compostos Orgânicos
  • solubilidade dos compostos organicos
  • solubilidade de compostos organicos
  • Solubilidade em compostos orgânicos
  • Solubilidade de compostos orgânicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!