solubilidade de compostos orgânicos

Páginas: 13 (3138 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS DE TOLEDO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CECE
ENGENHARIA QUÍMICA










SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS













ANA CLÁUDIA ZANATA
ANDRÉ PERIN
KETHLIN MAYARA DE OLIVEIRA
JULIANA CRISTINA CHIAMENTI
















TOLEDO – PR
Março – 2014
ANA CLÁUDIA ZANATA
ANDRÉ PERINKETHLIN MAYARA DE OLIVEIRA
JULIANA CRISTINA CHIAMENTI














SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS





Relatórioapresentadoà disciplina de Química Orgânica para obtenção de nota parcial do 1º bimestre do curso de graduação de Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, sob a supervisão da ProfªDrªAdriana Maria Meneghetti.TOLEDO– PR
Março – 2014
PRÁTICA 01- SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

1 INTRODUÇÃO


Ao caracterizarmos a química, temos a solubilidade como uma importante propriedade, a qual é definida pela capacidade que as substâncias têm de se dissolverem uma nas outras, ou seja, de estabelecerem interações moleculares com um respectivo solvente. É fundamental considerar trêsaspectos, ao falar sobre solubilidade: a polaridade, as forças de interação molecular e o tamanho da cadeia carbônica (5).
Se tratando de polaridade, vê-se que os compostos orgânicos constituídos somente por carbono e hidrogênio, são apolares, em conseqüência do baixo diferencial de eletronegatividade dos átomos juntos. Porém, quando se têm uma molécula de um composto orgânico outro elemento químico,além de hidrogênio e carbono, as moléculas terão um diferencial significativo de eletronegatividade, o que significa que passarão a ter variação de polaridade (5).
Pode-se aplicar, portanto uma regra a quase todas as substâncias, sejam elas orgânicas ou não, sendo esta: semelhante dissolve semelhante, ou seja, uma substância polar é solúvel em substância polar e substância apolar é solúvel emsubstância apolar (1, 4).
A determinação de miscibilidade de uma substância depende da interação entre os compostos, pois caso as interações entre os líquidos sejam mais fracas, ou seja, menos favoráveis que as interações antigas, diz-se que a mistura é imiscível, caso contrário, a mistura é miscível (1).
Os solutos com grupos funcionais com capacidade de formar ligações de hidrogênio,geralmente serão mais solúveis em compostos hidrofílicos (polares) do que hidrofóbicos (apolares). É importante destacar que quando a parte hidrofóbica aumenta, (mesmo o composto apresentando grupo funcional com a capacidade de fazer a ligação de hidrogênio) a solubilidade diminui, aparecendo na mistura duas fases, indicando que as substâncias são parcialmente diferentes (5).
Nota-se também, que apolaridade, solubilidade e tamanho da cadeia carbônica estão intrinsecamente relacionados, pois para compostos polares temos:
• compostos com 1 a 3 átomos de carbono: solúveis;
• compostos com 4 a 5 átomos de carbono: “limite da solubilidade”;
• compostos com mais de 6 átomos de carbono: insolúveis (5).
Percebe-se que os compostos orgânicos tendem a se dissolver em compostos polares ou apolares, massão praticamente insolúveis em água. Porém toda regra apresenta sua exceção, pois existem alguns compostos orgânicos polares, como etanol, acetona, ácido acético que podem se dissolver em água (4, 5).
Uma molécula de álcool que é bipolar, por exemplo, vê-se que a mesma dissolve-se tanto em água (polar) como em gasolina (apolar). Deve-se levar em conta que quanto maior for o tamanho da cadeia doálcool menor será sua solubilidade.
Pode-se ponderar ainda que:
- geralmente, compostos com grupos polares e de baixa massa molecular terão solubilidade em água;
- a presença de grupos ácidos (um grupo carboxila, por exemplo) resultará em solubilização em meio básico devido à reação de formação de um sal (carboxilato de sódio);
- compostos com grupos básicos (aminas, por exemplo) terão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste de solubilidade em compostos organicos
  • SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
  • Solubilidade dos Compostos Orgânicos
  • solubilidade dos compostos organicos
  • Solubilidade de compostos orgânicos
  • solubilidade de compostos organicos
  • Solubilidade em compostos orgânicos
  • Solubilidade de compostos orgânicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!