Solu es para redu o do consumo de gua em edif cios e resid ncias

Páginas: 14 (3412 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Soluções para redução do consumo de água em edifícios e residências 
Edição 142 - Janeiro/2009 
Existem recursos para diminuir a frequência de troca de água  de torres de refrigeração de  ar condicionado?  
O melhor recurso para definir a frequência de troca de água em torres de resfriamento é a implantação de um Sistema de Gestão da Água, para que seja avaliado não apenas este equipamento, mastodo o sistema hidráulico da edificação. O estabelecimento de uma política de manutenções preventivas e corretivas, por si só, já aumenta a eficiência do uso da água e evita trocas desnecessárias. 
Um Sistema de Gestão da Água é consequência da implementação de um Programa de Conservação de Água, em que são avaliados os tipos de usos e usuários, características e quantidades da água necessáriapara o desempenho das atividades, além de componentes e equipamentos adequados às necessidades de utilização. Tal programa deve ser concebido para cada caso específico e por profissional habilitado. 
As bitolas das instalações podem contribuir para um consumo menor, em virtude da pressão que proporcionam? 
Os pontos de consumo têm vazões decorrentes das pressões dinâmicas disponíveis no momento dautilização. Por isso, se um sistema contiver tubulações com diâmetros superdimensionados, as perdas de carga ao longo da rede serão menores, permitindo maiores pressões nos pontos de utilização. Logicamente, isto vai depender da extensão da rede (podendo ou não proporcionar alterações significativas no resultado). 
O excesso de pressão, quando ocorre, pode contribuir para um consumo maior do que onecessário no desempenho da atividade, causando desperdício de água. O correto dimensionamento das tubulações, portanto, é parte das ações para o uso racional da água. 
Torneiras com aeradores podem reduzir em até quanto o percentual de consumo de água por ponto? 
Quando se pensa em economia de água, é necessário garantir que os metais sanitários de uma forma geral, e as torneiras especificamente,cumpram sua função, ou seja, consigam controlar, restringir, bloquear ou permitir a passagem da água num volume adequado ao uso, evitando desperdício. Para tanto, o fundamental é que os requisitos prescritos pelas Normas Brasileiras sejam controlados pelo fabricante. 
Essa verificação é feita sistematicamente pelo Programa de Garantia da Qualidade de Metais Sanitários. Maiores informações sobre oPrograma, além da relação das empresas qualificadas e também das que produzem sistematicamente produtos em não conformidade às normas técnicas, podem ser obtidas no site:www.cidades.gov.br/pbqp-h. 
 
A verificação da qualidade das torneiras de pressão é feita com base nas seguintes normas técnicas: 
n NBR 10281/03 - Torneira de Pressão - Requisitos e Métodos de Ensaio; 
n NBR 10283/08 -Revestimentos Eletrolíticos de Metais e Plásticos Sanitários - Requisitos e Métodos de Ensaio. 
 
 
O comprometimento da função de bloqueio da passagem da água numa torneira, ou seja, a falta de estanqueidade do produto, leva ao desperdício de água, independentemente de o produto ser ou não dotado de aerador, conforme pode ser visto na figura acima. Fonte: Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento- DMAES - Ponte Nova/MG. 
 
Torneira com 12% de dispersão do jato (12% da água não é aproveitada) = cerca de 1,5 litros de água desperdiçados em 2 minutos de uso da torneira O uso de torneiras com 12% de dispersão do jato num condomínio de 350 apartamentos, supondo 20 minutos de uso diário das torneiras, implicará na perda de uma piscina olímpica cheia de água por ano. 
 
 
 
Outro ponto dedesperdício de água são as torneiras com grande dispersão do jato d'água. A água efetivamente usada é aquela cujo jato está concentrado num determinado diâmetro. O que cai fora deste diâmetro, além de não ser utilizado, causa desconforto ao usuário, como mostra a figura a seguir . Nesse caso, o uso de produtos que contenham aeradores pode ajudar a reduzir o consumo. Existem, entretanto, outros tipos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solu es para a falta de gua
  • FUNDA ES DE EDIF CIOS
  • Exerc Cios Solu Es
  • Exerc Cios Solu Es
  • EXERC CIOS DE CONCENTRA O DE SOLU ES
  • PREPARA O SOLU ES EXERC CIO
  • VANTAGENS DA CAPTA O E REUTILIZA O DA GUA DA CHUVA EM EDIF CIOS
  • EXERC CIOS SOLU ES UFES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!