Solu es para redu o do consumo de gua em edif cios e resid ncias

3412 palavras 14 páginas
Soluções para redução do consumo de água em edifícios e residências
Edição 142 - Janeiro/2009
Existem recursos para diminuir a frequência de troca de água de torres de refrigeração de ar condicionado?
O melhor recurso para definir a frequência de troca de água em torres de resfriamento é a implantação de um Sistema de Gestão da Água, para que seja avaliado não apenas este equipamento, mas todo o sistema hidráulico da edificação. O estabelecimento de uma política de manutenções preventivas e corretivas, por si só, já aumenta a eficiência do uso da água e evita trocas desnecessárias.
Um Sistema de Gestão da Água é consequência da implementação de um Programa de Conservação de Água, em que são avaliados os tipos de usos e usuários, características e quantidades da água necessária para o desempenho das atividades, além de componentes e equipamentos adequados às necessidades de utilização. Tal programa deve ser concebido para cada caso específico e por profissional habilitado.
As bitolas das instalações podem contribuir para um consumo menor, em virtude da pressão que proporcionam?
Os pontos de consumo têm vazões decorrentes das pressões dinâmicas disponíveis no momento da utilização. Por isso, se um sistema contiver tubulações com diâmetros superdimensionados, as perdas de carga ao longo da rede serão menores, permitindo maiores pressões nos pontos de utilização. Logicamente, isto vai depender da extensão da rede (podendo ou não proporcionar alterações significativas no resultado).
O excesso de pressão, quando ocorre, pode contribuir para um consumo maior do que o necessário no desempenho da atividade, causando desperdício de água. O correto dimensionamento das tubulações, portanto, é parte das ações para o uso racional da água.
Torneiras com aeradores podem reduzir em até quanto o percentual de consumo de água por ponto?
Quando se pensa em economia de água, é necessário garantir que os metais sanitários de uma forma geral, e as torneiras especificamente,

Relacionados

  • Agua
    5741 palavras | 23 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas