Soluções sustentáveis na construção de residencias

Páginas: 24 (5914 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA
______________________________________________________

IV SEMINARIO DE ELETROTÉCNICA APLICADA À SUSTENTABILIDADE

CAMPINA GRANDE, PARAIBA SETEMBRO DE 2012

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO DE RESIDENCIAS

Antonio Fernando de Holanda Junior
Luis Reyes RosalesMontero²

¹Graduando do curso de Engenharia Civil; fernando.holanda.jr@gmail.com
²Professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG; professorluisreyes@hotmail.com

Resumo
Este artigo é produzido para a disciplina de Eletrotécnica Geral fornecida pela Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande e tem como principal objetivo demonstrar asprincipais vantagens de uma edificação sustentável. Serão expostas as principais técnicas utilizadas neste métodos de construção, bem como alternativas de materiais e principalmente os aspectos que conferem a viabilidade de uma projeto concebido desta forma.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Viabilidade. Construção.

INTRUDUÇÃO

As construções são a extensão do ser humano, elas são a base desuas realizações e manifestações, abrigam desejos e vontades, marcam acontecimentos e encontros, revelam características únicas e próprias. Assim como a humanidade, as edificações vêm sofrendo evoluções e alterações, distanciando-se da natureza como o ser humano, chegando-se ao ponto de existirem “edifícios doentes”, responsáveis por causar alterações na saúde de seus habitantes e usuários.Atualmente a construção civil está entre as atividades humanas que mais causam impactos ambientais no mundo (Ambiente.hsw). Segundo dados da ANAB, cerca de 50% dos recursos extraídos da natureza são destinados ao setor; e especificamente no caso do Brasil, é responsável pelo consumo de cerca de 40% dos recursos naturais e da energia produzida, 34% da água, 55% de madeira não certificada, além de responderpela produção de 67% da massa total de resíduos sólidos urbanos.
A ideia de construções sustentáveis remonta de um período não tão antigo, vindo a ser abordado principalmente a partir da “Crise Mundial do Petróleo”, de 1973, onde os países exportadores dessa matéria prima energética subiram seus preços de forma abrupta, forçando assim as nações do ocidente à procurarem formas alternativas paraseu abastecimento, e assim, difundindo mais ainda a ideia do “ecologicamente correto” ser também viável.
Os países mais desenvolvidos, os quais necessitavam de quantidades absurdas de matéria prima energética, encontraram-se em situação difícil e tiveram que repensar tudo desde sua cadeia de produção até o estilo de vida de seus cidadãos. Portanto, pela primeira vez na historia, viu-se necessária abusca por uma maior eficiência energética, em todos os setores da economia, incluindo assim, a construção civil, uma vez que esta é responsável por grande paste do consumo de energia, seja esta referente à iluminação, aquecimento ou resfriamento de sistemas, entre outras funções mais.
Finalmente, após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada na cidade do Rio de Janeiro em1992, ficando popularmente conhecida como Rio’92, ficou-se entendido à necessidade da sistematização de uma forma ou modelo que, através de construções, fosse possível incorporar o máximo do ambiente natural à própria edificação, denotando um caráter ecológico ao projeto realizado.

1 O QUE SÃO CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS?

Construções sustentáveis empregam as técnicas da bioarquitetura e são,antes de tudo, intervenções conscientes e planejadas. Buscam satisfazer as necessidades humanas, ajustando-as às condições naturais locais, empregando de forma sustentável os recursos, buscando sempre não esgotá-los, preservando-os para as gerações futuras. Como embasamento da proposição de soluções para os problemas que a própria construção criará, deve-se buscar desde o primeiro momento – na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Utilização Sustentável das Águas em Residências
  • Construção Sustentavel
  • construção sustentavel
  • Construção Sustentável
  • cONSTRUÇAO SUSTENTAVEL
  • Construção sustentável
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!