Soluções para a crise do agronegócio

Páginas: 54 (13341 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
BUSCANDO SOLUÇÕES PARA A CRISE DO AGRO:
No guichê do banco ou no banco da escola?

Polan Lacki

Nos países da América Latina tradicionalmente a agricultura foi considerada de forma depreciativa como um setor arcaico que simbolizava o atraso e o subdesenvolvimento; em taiscircunstâncias, quanto mais rápido a economia de cada país pudesse diminuir sua dependência do setor agrícola, tanto melhor. Pensava-se que país desenvolvido deveria ser sinônimo de país urbanizado, industrializado, prestador de serviços e exportador de bens manufaturados.

Agora que em vários países tal ilusão se desvaneceu e estão aparecendo as conseqüências deste grave erro, está-sereconhecendo que em muitos casos uma agricultura moderna e eficiente é a melhor e às vezes a única alternativa para começar a solucionar, a partir dela, os principais problemas nacionais, inclusive os de setor urbano-industrial.

No entanto, a agricultura que graças as suas imensas potencialidades, poderia ser a principal "locomotiva" do desenvolvimento não esta cumprindo de forma adequada estaimportantíssima função. Isto ocorre porque devido ao histórico abandono do setor rural, os agricultores têm sido vítimas de crônicas ineficiências e distorções( Estas distorções ocorrem na etapa de produção propriamente dita; na obtenção e utilização dos insumos e equipamentos; na administração das propriedades; no transporte, conservação e armazenagem das colheitas; e finalmente no processamento industriale na comercialização dos excedentes.), que estão presentes dentro e fora das suas propriedades.

Devido fundamentalmente a estas ineficiências é que a grande maioria dos agricultores, além de gerar um excedente muito pequeno, de má qualidade e de obtê-lo com altos custos unitários de produção, o vende a preços muito baixos. A acumulação destas sucessivas distorções origina as seguintesconseqüências que incidem de forma negativa no desenvolvimento econômico e social dos países:

- Por falta de rentabilidade, os agricultores são expulsos às periferias urbanas. Nestas seus filhos e netos desempregados, famintos e estimulados pelo consumismo caem na tentação do vício, da prostituição e da delinqüência. O campo os expulsa, porém a cidade não tem capacidade de absorvê-los. Essesjovens que desejariam, poderiam e deveriam proporcionar riquezas e serviços à sociedade no campo, constituem-se num ônus para ela nas cidades.

- Em virtude dos altos custos unitários de produção e do excessivo número de elos nas cadeias de intermediação os alimentos chegam a preços que estão acima do baixíssimo poder aquisitivo da grande maioria dos consumidores urbanos.

- Devido aosaltos custos unitários de produção e a sua má qualidade, os excedentes agrícolas não contribuem a tornar viáveis e competitivas as agroindústrias nacionais, limitando sua capacidade de gerar empregos.

- Pelas mesmas razões mencionadas no item anterior, estes excedentes não têm competitividade nos mercados internacionais (principalmente quando enfrentam a competição de países que subsidiamfortemente aos seus agricultores) e, consequentemente, não geram as divisas que cada país necessita para equilibrar a sua balança comercial e dar solidez a sua economia.

Em resumo, a agricultura que, graças as suas enormes potencialidades como "geradora" de empregos, renda, alimentos, matérias-primas e divisas poderia e deveria ser a grande solução para os problemas dos desempregados, dosagricultores, dos consumidores, das agroindústrias e da economia global dos países, devido ao seu lamentável abandono, constitui-se paradoxalmente em um grande problema para todos eles. É necessário revalorizar e elevar o status da agricultura para que ela recupere o papel, que nunca deveria haver perdido, como eficiente "solucionadora" dos grandes problemas nacionais.


Evitar causas com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agronegocios
  • Agronegócio
  • Agronegocio
  • AGRONEGÓCIO
  • Agronegócios
  • agronegocio
  • Agronegocio
  • Agronegócio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!