Soluções em prótese odontologicas

Páginas: 10 (2425 palavras) Publicado: 12 de junho de 2011
SOLUÇÕES PROTÉTICAS: UMA VISÃO ANTECIPADA DE PLANEJAMENTO – REVISÃO DE LITERATURA

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo estabelecer a melhor solução protética, visando recuperar apropriadamente a estética comprometida e devolver as funções orais através de reabilitação dentária e estruturas adjacentes.

Palavras-chave: Prótese; Planejamento; Reabilitação Oral.

INTRODUÇÃO
Aodontologia, ainda que com muito esforço tente evitar a perda dentária, possui um grande desafio, que é não só devolver as funções orais, através de reabilitação dentária e estruturas adjacentes, como ainda recuperar apropriadamente a estética comprometida.
A decisão clínica quanto ao nível de intervenção a ser seguido no tratamento restaurador, é estabelecido por fatores multidimensionais,relacionados ao paciente e seus desejos e expectativas, suas necessidades orais, qualidade de vida, capacidade de manter a saúde oral, alternativas de tratamento aceitáveis relacionadas as perspectivas de resultados satisfatórios e condições financeiras.
A indicação inicial clássica de tratamento é a Prótese Fixa, para reconstruções unitárias ou reposição de um ou mais elementos dentários.Entretanto quando há grande ____________________________________________________________

__________

número de dentes ausentes e não há favorecimento dos dentes remanescente, quanto à quantidade, localização, distribuição, condição periodontal e implantação óssea, a utilização de Prótese Fixa é contra-indicada, por ferir princípios biomecânicos, devendo ser indicado outro tratamento. Atualmentea primeira opção de escolha são os Implantes Osseointegrados, desde que todos os pré-requisitos sejam respeitados. Não podendo esquecer da Prótese Parcial Removível que ainda é uma ótima opção de escolha além bastante confiável, que representa um importantíssimo recurso reabilitador na prática odontológica, devendo-se ao fato de ser economicamente mais viável, em comparação com Próteses Fixas ePróteses sobre Implantes. Porém quando há grande quantidade de dentes ausentes e incapacidade dos remanescentes de suportar uma Prótese Parcial Removível a indicação é para Prótese Total.
Um fator de grande importância são os Princípios Biomecânicos na fase de planejamento, uma vez que esta etapa é de fundamental importância para o sucesso ou fracasso do tratamento reabilitador. Valendo-sedos preceitos básicos de biomecânica: retenção, suporte e estabilidade, associados à estética, pode-se obter o melhor planejamento protético gerando ao paciente conforto, segurança e auto-estima.

REVISÃO DE LITERATURA E DISCUSSÃO
O tratamento protético apresenta, como principal finalidade, a recomposição das funções do sistema estomatognático, através da reposição de elementos dentários e detecidos adjacentes perdidos, objetivando devolver ao paciente os requisitos mastigatórios, fonéticos e estéticos. Além de promover a conservação das estruturas orais remanescentes e não somente a simples reposição dos elementos dentários ausentes¹. Pode-se, então afirmar que a reabilitação oral, seja através de próteses fixas ou removíveis constitui fator essencial para a manutenção da qualidade devida dos pacientes².
O arco dental é uma entidade dinâmica em equilíbrio, na qual os dentes se sustentam mutuamente. Quando um dente é perdido, rompe-se a integridade de todo o arco, com o conseqüente realinhamento dos dentes num novo estado de equilíbrio. O espaço edentado frequentemente é invadido pelos dentes adjacentes ou antagonistas. Os adjacentes (especialmente os distais) podemmigrar embora o mais comum seja um movimento de inclinação³.
Um planejamento executado de maneira minuciosa e correta está diretamente relacionado ao resultado alcançado em um caso protético.
Escolha do Tipo de Prótese
Quando o caso envolve perda parcial da dentição, optasse pelo uso de prótese parcial removível (PPR) ou prótese parcial fixa (PPF) sustentada por dente ou implante. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protéses
  • protese
  • protese
  • protese
  • Prótese
  • PROTESE
  • Protese
  • próteses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!