solução e efeito Tampão

Páginas: 8 (1876 palavras) Publicado: 25 de março de 2014



Solução Tampão – Efeito Tampão




Introdução
Uma solução tampão consiste de uma mistura de um ácido fraco e de um sal derivado desse ácido, que apresenta o mesmo tipo de ânion. As espécies responsáveis pelo mecanismo de controle de pH são as moléculas do ácido fraco e os ânions provenientes do sal, ou seja, são soluções que mantém o valor do pHconstante mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. Assim, os químicos utilizam tampões toda vez que necessitam manter o pH de uma solução em um nível constante e pré-determinado.
Uma definição mais abrangente foi apresentada por, Harris (1999): uma solução tamponada resiste a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados ou quando uma diluição ocorre.

Soluções tampãotem grande importância nos processos biológicos. Os fluidos que existem em nosso corpo, por exemplo, são tamponados com o auxilio de vários ácidos, bases e sais existentes no organismo. Nosso sangue é tamponado para manter o pH em torno de 7,3 a 7,5 (uma variação de 0,4 no pH do sangue, para mais ou para menos, causa morte) o suco gástrico é tamponado para manter pH entre 1,6 e 1,8;
Certosmedicamentos são também tamponados para aumentar sua eficiência ou diminuir contra indicações. Por exemplo, o ácido acetilsalicílico (aspirina) é tamponado para amino-acetato de alumínio e carbonato de magnésio; com isso procura-se tornar a absorção mais fácil pelo organismo, reduzindo-se efeitos de irritação gástrica.
Tecidos vivos de plantas também são tamponados, embora menos intensamente. O pHnormal em tecidos vegetais varia entre 4,0 e 6,2. Nestes tecidos, os principais tampões são fosfatos, carbonatos e ácidos orgânicos, como o málico, cítrico, oxálico, tartárico e alguns aminoácidos.
Embora haja outros tipos de solução tampão, estas soluções são constituídas geralmente de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada (exemplo: ácido acético e acetato de sódio), ou da mistura deuma base fraca e seu ácido conjugado (exemplo: amônia e cloreto de amônio).

O pH de uma solução tampão pode ser estimado pela equação de Henderson- Hasselbalch, que é uma forma rearranjada da expressão de equilíbrio de ionização de um ácido fraco (HA) ou de hidrólise de um ácido conjugado (BH+) de uma base fraca (B).
Portanto, a razão fundamental de uma solução tampão é resistir a mudanças depH que resulta do fato de que íons hidroxônio ou hidroxila quando adicionados a este tipo de solução, reagem quantitativamente com as espécies básicas e ácidas presentes, originando o ácido fraco e a base fraca, respectivamente. Intuitivamente, é fácil constatar que quanto maior a concentração das espécies do tampão, maior será a quantidade de íons hidroxônio ou íons hidroxila necessários para aconversão completa dessas espécies a ácidos fracos e bases fracas.
Hoje, o conceito de tampão é aplicado nas diversas áreas do conhecimento. Bioquímicos utilizam tampões devido às propriedades de qualquer sistema biológico ser dependente do pH. Além disso, em química analítica e industrial, o controle adequado do pH pode ser essencial na determinação das extensões de reações de precipitação e deeletrodeposição de metais, na efetividade de separações químicas, nas sínteses químicas em geral e no controle de mecanismos de oxidação e reações eletródicas.
A equação central para as soluções tampão é a equação de Henderson- Hasselbalch, que é utilizada para calcular o pH de uma solução tampão, a partir do pKa (a constante de dissociação do ácido) e de concentrações do equilibro ácido-base, doácido ou base conjugada. A qual consiste meramente em um rearranjo da expressão da constante de equilíbrio Ka para a dissociação de um ácido,
HA = H+ + A-,

Ka = [H+ ].[A- ]
[HA]

Isolando [H+] e tomando o logaritmo da expressão resultante, obtém-se

[H+] = Ka .[HA]
[A -]

-log [H+] = - log Ka + log [A ]
[HA]

Finalmente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • verificação do efeito da solução tampão
  • Solução tampão
  • Solução Tampão
  • solução tampão
  • solução tampão
  • Solução tampão
  • solução tampão
  • Solução Tampão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!