Solos

Páginas: 16 (3988 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ‘‘LYSÍMACO FERREIRA DA COSTA’’ – CEEP







THULIO ALEXSSANDRO DE LIMA ALVES – 1ª B







TRABALHO SOBRE SOLOS











RIO NEGRO
2014
APRESETAÇÃO

Solo é a superfície inconsolidada, constituído por camadas que diferem pela natureza física, química, mineralógica e biológica. Desenvolve-se pela influência do clima e daatividade biológica.
As características do solo são adquiridas lentamente à medida que os processos evoluem e as propriedades dinâmicas do solo são gradativas, a água mantém os processos intempéricos e favorece o surgimento de micro organismos.

















DESENVOLVIMENTO

1. CONCEITO DE SOLO AGRÍCOLA

Quando se trata de solo agrícola estamos falando sobre umtipo especial de solo que deve ter alguns elementos que fazem dele terras aptas para o cultivo. Além de ser um solo fértil, com uma importante composição húmus (ou seção orgânica do solo), o solo agrícola deve ter nutrientes importantes, tais como os nitratos, amônio, fósforo, potássio, sulfato, magnésio, cálcio, sódio, cloreto e outros, tais como ferro, cobre manganês, embora estes últimos emmenor proporção. Todos esses nutrientes podem ser reforçados e adicionados artificialmente através de fertilizantes que são aplicados nas áreas que mais necessitam. É importante que os fertilizantes utilizados não sejam prejudiciais nem tóxicos, porque assim, esses tóxicos irão para os alimentos cultivados.
Outros elementos que também devem ser controlados para considerar um solo como aptos para aagricultura são, por exemplo, o ph do solo, sua textura e sua condutividade energética. Estes três, nos parâmetros normais contribuirão para que aqueles cultivos cresçam mais efetivamente e sejam de melhor qualidade, podendo ser consumidos pelo ser humano sem nenhum tipo de problema e convertendo-se em produtos de alta duração e resistência às possíveis inclemências do tempo ou de outros fatoresexternos.





2. FATORES DA FORMAÇÃO DO SOLO

A maioria das rochas se forma em profundidade, em ambientes diferentes dos que existem na superfície terrestre. Ao ficarem expostas à atmosfera e à hidrosfera, adaptam-se ao novo ambiente transformando-se. As transformações que as rochas sofrem nesse ambiente são chamadas de INTEMPERISMO. O intemperismo ocorre em qualquer ambiente onde existaágua e ar. Existem dois tipos de intemperismo, o físico e o químico.
O intemperismo físico age sobre as rochas fragmentando-as sem alterar sua composição química; o intemperismo químico decompõe as rochas pela alteração química dos minerais que as constituem. Embora ambos os processos atuem simultaneamente, vamos estudar um processo de cada vez.
O aquecimento e o resfriamento contínuo dasrochas, provoca sua fragmentação, formando pequenas fissuras. A dilatação da água ao se congelar nas fendas das rochas também é responsável pela fragmentação das rochas. Raízes de plantas atuam como cunhas, aumentando o tamanho das fissuras. O rompimento de grandes rochas em blocos menores expõe novas superfícies, apressando o intemperismo químico. Os processos químicos de intemperismo atacamdeterminados minerais da rocha mais rapidamente do que outros, resultando na formação de cavidades e fendas. A decomposição química da rocha depende em grande parte da ação da água. Devido a sua natureza dipolar, a molécula de água tem grande capacidade de remover íons dos minerais da rocha. Dessa forma a água é um ótimo solvente, dissolvendo materiais da rocha. Substâncias que se dissolvem na água podemaumentar seu poder de dissolução, como a presença de CO2, ou podem alterar quimicamente a rocha por deposição de uma nova substância. O oxigênio ao se dissolver na água pode se combinar com o ferro desprendido de algum mineral e formar manchas de ferrugem nas rochas. As colorações amarela ou vermelha nas rochas expostas indica muito oxigênio na água, formando muito óxido de ferro. Pouco oxigênio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solos
  • Solos
  • solos
  • O solo
  • solo
  • Solos
  • Solo
  • Solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!