soliubilidade

323 palavras 2 páginas
Página Inicial » Ciências
Relatório de quimica (solubilidade)
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por NetoDantas, agosto 2011 | 9 Páginas (2247 Palavras) | 178 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |

Solubilidade
Introdução
Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espotâneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende decada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).
Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode serdenominada de solução quando esta apresenta-se homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre apresenta-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominada a substânciaque está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade.
As soluções podem ser classificadas em: insaturadas, saturadas e super-saturadas.
As soluçõesinsaturadas são aquelas que o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em um determinado solvente a uma determinada temperatura.
As soluções saturadas são aquelas que o soluto atingiu o máximocoeficiente de solubilidade. As super-saturadas são soluções em caso especial, em que por meio de algum artificio o soluto mesmo passado do seu coeficiente de solubilidade não se precipita, estassoluções são muito instavéis e qualquer alteração pode fazer o soluto se precipitar.
Quando um soluto se dissolve em um solvente as moléculas do solvente formam estruturas que envolvem as moléculas dossolutos, este processo é chamado de solvatação.
Os fatores externos como pressão e temperatura são fundamentais na determinação da solubilidade. A solubilidade da maioria dos solutos aumenta com atemperatura embora nem sempre esse aumento seja muito sensível. Mas existem casos em que a solubilidade diminui com o aumento da temperatura, como a dissolução do gás oxigênio em água.

Relacionados