soliologia surgimento

1278 palavras 6 páginas
lasses que dava origem aos direitos sociais públicos, por tanto, os direitos conquistados nos últimos séculos que hoje e demostrado nos governos de orientação neoliberal. Para José Paulo a compreensão vai além do conflito capital x trabalho é preciso considerar dentro de um período histórico as suas particularidades culturais, que juntam elementos das classes, de gêneros e etnias feitos em formações sociais específicas, para que possa entender a caracterização das novas expressões da Questão Social.

1 - A questão social inicia na terceira década, sec. XIX; Responde ao pauperismo, que era tratado como um fenômeno novo; A pobreza crescia e aumentava a capacidade social de produzir as riquezas; Na 1º década os pauperizados não se conformaram com a situação e começaram a fazer protestos com violência, foi daí que a ordem burguesa designou a Questão social.

2 - Entre os pensadores laicos todas as manifestações que ocorreram eram vistas como desdobramento da sociedade moderna; O pensamento conservador da Questão social é a sua naturalização, com o intuito de preservar a propriedade privada dos meios de produção; Em 1848 foi à revolução divisora de águas onde implicou o desenvolvimento do capitalismo e a pauperização como caráter de urgência, a manutenção e a defesa da ordem Burguesa.

3 - A Questão social e constituída do desenvolvimento do capital. Marx revela que a questão social esta fundamentada na relação capital x trabalho, a exploração não remete a determinante molecular da Questão social, ela implica nos pontos históricos, políticos, sociais e culturais; As desigualdades e provações decorreram de uma escassez que o baixo nível de desenvolvimento das forças produtivas não podia suprir. Mas na ordem burguesa constituída decorreram de uma escassez produzida socialmente, ou seja, mas valia a decisão privada da sua destinação; A Questão Social na perspectiva teórica - analítica não tem a ver com o desdobramento de problemas sociais da ordem burguesa e sim a

Relacionados

  • Violência Sexual Contra Criança e Adolescente
    45328 palavras | 182 páginas