Solidariedade e Fraternidade MaçônicaNIDADE NA MAÇONARIA

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2015
TEMA: SOLIDARIEDADE E FRATERNIDADE NA MAÇONARIA

Sois Maçom?
MM:. IIr:. C:. T:. M:. RR:.

À
GLORIA DO G:.A:.D:.U:.

Ao sermos iniciados na Maçonaria, aprendemos que ela é uma associação de homens escolhidos, cuja doutrina tem por base o G:.A:.D:.U:., e que tem como principio a LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.

Neste nosso trabalho, tentaremos falar alguma coisa sobre um dosprincípios da Maçonaria que é a FRATERNIDADE e a SOLIDARIEDADE.

A palavra FRATERNIDADE pressupõe amor, abnegação, desvelo, compreensão e tolerância, enquanto a SOLIDARIEDADE seria um sentido moral que vincula o individuo a vida, aos interesses e às responsabilidades de um grupo social, nação ou da própria humanidade.

Nós, Maçons, temos conhecimento de que nosso dever é fazer o bem, sem olhar a quem.Devemos verificar as necessidades alheias e mesmo de nossos Irmãos para que cumpramos com eficiência nossa obrigação do dever assumido.

A atitude solidária é à saída de si para se dar ao outro, quem quer que ele seja . Ela não acontece apenas entre amigos , mas se estende a todos . Ela é o olhar atento que capta a necessidade do outro. A solidariedade revela o quanto uma pessoa éverdadeiramente humana. Em outras palavras, a pessoa “verdadeira” é aquela que é solidária ao outro nos momentos de felicidade e nas situações de dor e de sofrimento. Em determinadas ocasiões será aquele que estará ao lado do outro, silenciosamente , “colocando-se na sua pele”. A solidariedade será, num mundo marcado pelas desigualdades e injustiças, o gesto de abraçar a causa de todos os que vivem “à margemda vida”.

Vivemos hoje, num “sistema” que estimula as pessoas a lutarem, freneticamente , por tudo aquilo que as desfigura em sua própria essência: a ambição e a ganância sem limites , a fome pelo poder que oprime os outros,o consumo desenfreado, o narcisismo, a ostentação , o individualismo , a inveja e a competição a qualquer preço. Só tem valor quem possui, quem domina e manipula o outro.Para “subir na vida, vencem aqueles que são” espertos e aqueles que, “bajulam” e que fazem “alianças estratégicas”.

Não podemos esquecer que a Maçonaria também tem suas regras, e cada Maçom tem suas obrigações individuais, como por exemplo, o dever de frequência, o de ser pontual com seus compromissos, e principalmente reconhecer como Irmão todo Maçom regular, ajudando-o, protegendo-o edefendendo-o, sempre de forma justa, contra as injustiças do mundo profano, se necessário for com riscos da própria vida .

Bem caríssimos IIr:., levando-se em consideração que todo Maçom deve ter uma conduta digna e reta pode-se concluir como é difícil “ser Maçom de verdade”, não que se possa dizer que a Maçonaria exija demais de nós, mas sim pela conduta individual de muitos Maçons imperfeitos. EstesMaçons imperfeitos são aqueles Irmãos que mesmo tendo sido agraciados com a oportunidade de ingressar nesta tão sublime ordem, o que lhes proporciona conviver com princípios tão nobres, por vezes são conduzidos pela própria vaidade, deixando escapar por entre os dedos à oportunidade de tentarem se igualar a tantos verdadeiros Maçons.

Por isso, nós através da Fraternidade, devemos sempreaprimorar nossas relações sociais com os irmãos, com nossos familiares e com os profanos e ser também mais Tolerantes, ou seja, mais calmos, ponderados e justos em nossas decisões e menos agressivos, para podermos desenvolver em nossos corações a CARIDADE e com ela aliviar o sofrimento alheio, em vencer nossas próprias paixões e más tendências e a amar ao próximo como nos amou o G:.A:.D:.U:.

Aqui, abroespaço par uma breve reflexão. Eu condeno os atentados em Paris, condeno todos os atentados e toda a violência, apesar de muitas vezes xingar e esbravejar no meio de discussões, sou da paz e me esforço para ter auto controle sobre minhas emoções…

A Charlie Hebdo é uma revista importante na França.
Pergunto: O que é a intolerância. Na religião muçulmana, há um princípio que diz que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A solidariedade na maçonaria
  • FRATERNIDADE
  • fraternidade
  • maçonaria
  • Maçonaria
  • Fraternidade
  • Fraternidade
  • Fraternidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!