SOLIDARIEDADE SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Páginas: 20 (4875 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
ANHANGUERA – UNIDERP - FACULDADE SANTA TEREZINHA
SERVIÇO SOCIAL










SOLIDARIEDADE SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
Relatório da Atividade Prática Supervisionada





Profa. EAD: Claudia Denedett
Tutora Presencial: Francineide Lucas
Disciplina: Sociologia











Taguatinga – DF 2013
ANHANGUERA – UNIDERP - FACULDADE SANTA TEREZINHA









ATPS –Sociologia
Relatório apresentado pelos (as) alunos (os) do Serviço Social 2° semestre, à Universidade Anhanguera-Uniderp, para a obtenção parcial de nota da disciplina Sociologia, com o Profa. Claudia Denedetti.















Taguatinga – DF
2013



























“Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, suafé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla,... a Assembléia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações…”Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948

Resumo

O presente trabalho fará uma explanação breve sobre as correntes de pensamento de alguns filósofos que contribuíram para nossa história, voltando especificamente, para a evolução dos direitos humanos na construção das sociedades, de acordo com a análise de cada um desses pensadores e seus estudos através do tempo do comportamento humanoque influenciaram e determinaram a necessidade da elaboração de direitos fundamentais dos cidadãos para uma sociedade mais justa.

Palavras-chave: Direitos Humanos, Solidariedade Social, Marcos dos Diretos Humanos, Direitos humanos no Brasil.




SUMÁRIO


INTRODUÇÃO:

O estudo da evolução das leis nos leva de maneira direta a um estudo dos costumes e comportamentos sociais de umaépoca, as leis e o posterior direito são um reflexo das relações sociais de cada época destas sociedades. Os direitos dos cidadãos surgem conforme a necessidade da realidade social em que os indivíduos estão inseridos e, contra as atrocidades e desmandos de governos absolutistas ou grupos dominantes, que governavam despoticamente, que subjugavam outros seres humanos as suas próprias leis,escravizando-os, matando-os e torturando-os.
Duas grandes revoluções a americana e a francesa sendo esta ultima mais significativa para a mudança do pensamento social, foram a base para a criação dos Direitos Humanos que hoje são conhecidos como universais apesar de não ser adotada universalmente. Os direitos humanos nasceram de grandes atrocidades cometidas pelo Estado contra seus cidadãos. Aprimeira Declaração do Estado da Virginia, nos Estados Unidos, surgiu após a grande guerra pela independência das colônias americanas e, a Declaração dos Direitos Homens e do Cidadão, na França, surgiu após a Revolução Francesa influenciada pelos ideais iluministas e com o apoio da burguesia e do povo que passava por profunda crise econômica.
DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICAE, DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO DA REVOLUÇÃO FRANCESA


CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS

As Declarações dos Direitos Humanos da França de 1793 e a dos Estados Unidos, no estado da Virgínia, de 1776 surgiram influenciadas pelo período do Iluminismo que rompe com a visão teocêntrica e mítica que dominava a Europa desde a Idade Média e a razão passa a ser a idéia principal, o homematravés de sua racionalidade deveria buscar respostas para as mais variadas questões que antes eram justificadas pela crença. A Revolução Francesa foi o apogeu dos ideais iluministas com o lema: liberdade, igualdade e fraternidade.
Características das Declarações:
As duas falam em direitos naturais, ou seja, direitos que já nascem com o homem.
As duas foram influenciadas pelos ideais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos humanos e serviço social
  • A história social dos Direitos Humanos
  • Responsabilidade Social e Direitos Humanos
  • Movimentos sociais e direitos humanos
  • História social dos direitos humanos
  • Direitos humanos e o serviço social
  • asistencia social e direitos humanos
  • serviço social e direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!