Solidariedade mecânica

Páginas: 7 (1619 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
SOLIDARIEDADE MECÂNICA E SOLIDARIEDADE ORGÂNICA

A Divisão Social do Trabalho, Durkheim expõe os dois tipos de solidariedade e o processo no qual a solidariedade mecânica ou por similitudes é substituída pela orgânica ou devida à divisão do trabalho, segundo uma “lei da história” (1984, p. 203). Otávio Ianni (1978) faz uma síntese útil a respeito:

Para Durkheim, a solidariedade mecânica sefunda nas similitudes. É a solidariedade decorrente da adesão total do indivíduo ao grupo, envolvendo a absorção das consciências individuais pela consciência coletiva. E a solidariedade orgânica se funda nas diferenças entre as pessoas. É uma solidariedade por cooperação e envolve o desenvolvimento da divisão social do trabalho. A transição de um tipo de solidariedade a outro implicatransformações da estrutura social e corresponde à evolução histórica das sociedades (op. cit., p. 51; grifos meus).

Algumas ressalvas são feitas à perspectiva funcionalista de mudança social acima exposta. Por exemplo, Nisbet, em Social Change and History (1972), procura fazer uma crítica não só do funcionalismo, mas também do evolucionismo e do desenvolvimentismo, considerando tais teorias frágeis quantoàs explicações que elas oferecem acerca das mudanças sociais.

Por outro lado, Pizzorno (1977), ao abordar “os conflitos, os valores e a mudança” sob a perspectiva funcionalista, chama a atenção que Durkheim estava atento para o estudo necessário “da existência, ou da possibilidade de formas de solidariedade não orgânica (isto é, não ligada à interdependência das funções)”, inclusive onde adivisão social do trabalho fosse avançada. Por essa razão, no prefácio à segunda edição de A Divisão Social do Trabalho, ele teria dado tanta ênfase à importância da constituição de organizações corporativas. Mas, para ele, Durkheim restringiu-se apenas a apontar tal necessidade. Assim, não colocou “o problema dos modos de formação dos novos grupos e dos novos valores, o que o teria levado ao problemada mudança social”, afirma Pizzorno (op. cit., p. 75-81). Já Moore (1978), apesar de afirmar que “muito do funcionalismo sobrevive” (op. cit., p. 467), destaca que Durkheim, para analisar uma transformação social fundamental, a expansão do capitalismo industrial, procurou minimizar o problema da mudança ao utilizar tipos dicotômicos de sistemas sociais (solidariedade mecânica x orgânica). LembraMoore, ainda, que a solidariedade mecânica deve ser entendida como um recurso metodológico para desenvolver sua análise sobre a sociedade moderna, onde predomina a divisão social do trabalho. Isto permitiria a Durkheim “o exame das fontes de diferenciação e o problema de manter a coesão de sociedades cada vez mais diferenciadas” (op. cit., p. 425-26; sobre as dicotomias em Durkheim, cf. tambémLukes, 1977). Como se vê, Moore aponta os dois temas verdadeiramente relevantes em Durkheim, isto é, o da diferenciação e o da integração.

Bem, quanto à diferenciação social, este é um tema caro a Parsons (a ser tratado na próxima seção), que, por exemplo, em seu livro Sociolyical Theory and Modern Society (1972), busca, como ele próprio afirma, dar mais consistência as formulações de Durkheim dostipos de solidariedade, introduzindo as noções de “valores, normas diferenciadas, coletividades e papéis”. Parsons, corroborado por Moore, destaca que “o problema da integração do sistema social, do que mantém a sociedade como um todo, foi a preocupação mais persistente da carreira de Durkheim” (op. cit., p. 85-120).

Por último, é relevante fazer uma referência à relação tão propalada entrefuncionalismo e ideologia, em especial porque isso tem implicações com o tema da mudança social. Apesar da ênfase que se observa nas obras de Durkheim, em particular, e no funcionalismo, de um modo geral, no que diz respeito à “integração dos sistemas sociais”, Merton (1972) contesta os que vêem o funcionalismo comprometido com uma visão “conservadora e mesmo reacionária”. Ele chama a atenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica
  • solidariedade mecanica e solidariedade organica
  • Solidariedade mecanica
  • Solidariedade mecanica
  • Solidariedade Mecanica
  • Emile Durkheim e a Solidariedade Mecânica
  • Solidariedade mecanica e organica: definição
  • Solidariedade Mecânica e Orgânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!