solidao

Páginas: 2 (296 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
 No início de 2012, Piercarlo, Jorge Bascuñan, Laís Aranha e Debora Gepp, através da união de seus conhecimentos em diferentes campos da arte, criaram o Baillistas: um coletivo queutiliza a dança e a fotografia para expressar a condição do corpo contemporâneo em meio à rotina, ao habitat e outras condições que as grandes cidades impõem aos seus habitantes. Junto aoquarteto estão mais de trinta intérpretes-bailarinos, além da equipe de produção e making of.

O terceiro ensaio do coletivo, chamado “solidão”, conversa diretamente com a história ea transformação urbana do local onde foi fotografado: a Vila Maria Zélia, a primeira vila industrial, no coração da zona leste paulistana. A peculiaridade do processo de urbanização da ZonaLeste de São Paulo, em especial, os bairros do Brás e Belenzinho, tem um impacto direto e eminente na vida cotidiana local.

No século XX, as ferrovias viabilizaram o crescimentoindustrial da região, atraindo mão de obra imigrante e migrante, que desenvolveu uma cultura identitária local, arraigada no convívio urbano em vilas industriais.

No início da décadade 1980, as indústrias saíram da zona leste paulistana rumo ao interior do estado, sendo assim, a região se reorganizou funcionalmente com evidências no processo de urbanização moderno, comoa especulação imobiliária e a construção da radial leste, que cortou o bairro ao meio, enfraquecendo as relações de convívio urbano.

As marcas do passado, muitas vezes abandonado,como na vila Maria Zélia, estão inseridas dentro do presente “moderno”, em que não há relação comunitária entre os habitantes, causando uma sensação de esgotamento e solidão. Com isso, apoética da série exalta a memória abandonada e os diálogos expressivos entre o passado e o presente através da expressão dos corpos em meio à arquitetura em ruínas que fora cenário da série.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solidão
  • Solidão
  • Solidão
  • Solidão
  • solidao
  • Solidão
  • solidão
  • Solidão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!