solicologia

1694 palavras 7 páginas
Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno:

Disciplina: Sociologia

Curso: Engenharia Civil

Professor: Tade Ane de Amorim

Referente às unidades: 1 e 2

Questão 1:
O surgimento da Sociologia foi marcado por movimentos e revoluções responsáveis pelo surgimento da modernidade. Tais eventos, ao transformarem o cenário social, fizeram surgir diversos problemas que precisavam ser explicados e compreendidos pela razão humana. Assim, a Sociologia nasce, neste contexto, como uma tentativa de resposta, isto é, como uma ciência social que objetiva explicar a sociedade.
a)Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a aos movimentos e Revoluções citadas e explicando o porquê dessas terem determinado a transformação da sociedade do século XIX. (Entre 10 a 15 linhas). (Vale 1,5 pontos)

A sociologia nasceu de uma mudança radical da sociedade. As Revoluções Francesa e Industrial foram responsáveis por algumas transformações na sociedade, após essas revoluções o homem começou a analisar a sociedade como um objeto de estudo, tendo como principais articuladores Auguste Conte e Émile Durkheim.
Na Revolução Francesa os iluministas fixavam a liberdade e igualdade entre os indivíduos, com intuito de transformar a sociedade, e por um fim na irracionalidade e injustiças de algumas instituições. Este acontecimento levou a constituição de um estudo científico da sociedade.
Neste período houve também o surgimento do feminismo moderno durante o iluminismo na revolução francesa este foi um dos acontecimentos que também mudaram a sociedade, diminuindo assim a opressão dos homens. A Revolução Industrial foi um período representado pela consolidação do capitalismo, por uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado.
Essas novas existências modificam o pensamento moderno, tornando-se

Relacionados

  • solicologia dados
    1254 palavras | 6 páginas
  • Solicologia nes eleiçOEs
    905 palavras | 4 páginas
  • Sociologia
    288 palavras | 2 páginas