Solft Star

434 palavras 2 páginas
SOLFT - STARTERS
Os soft-starters são equipamentos eletrônicos capaz de controlar a potência no instante da partida dos motores elétricos de corrente alternada, bem como sua frenagem e são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA tipo gaiola, em substituição aos métodos ou sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função como chave estrela-triângulo, chave compensadora, partida direta ou autotransformador, entre outras.
O Soft Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções, contribuindo para a redução dos esforços sobre acoplamentos e dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor.
Os soft-starters podem ser configurados para operarem somente se a sequência de fase estiver correta. Esse recurso assegura a proteção, principalmente mecânica, para cargas que não podem girar em sentido contrário (bombas, por exemplo). Quando há a necessidade de reversão, podemos fazê-los com contatores externos ao soft-starter.
A maioria dos soft-starters modernos têm um circuito de economia de energia. Essa facilidade reduz a tensão aplicada para motores a vazio, diminuindo as perdas no entreferro, que são a maior parcela de perda nos motores com baixas cargas. Uma economia significante pode ser experimentada para motores que operam com cargas de até 50% da potência do motor.
São muitas as grandezas envolvidas, tais como corrente de partida, torque inicial, tempo de aceleração e vários os processos de se realizar a partida nos motores de indução trifásica. Cada um desses processos apresenta suas vantagens e desvantagens, dependendo do aspecto particular ou do parâmetro que se quer considerar. Mais com o aparecimento de circuitos eletrônicos controlados por tiristores veio permitir, não só o controle de variação da velocidade do motor de indução trifásico em serviço, como também o controle de realizar

Relacionados

  • grtwefs
    14597 palavras | 59 páginas