soldas
SENAC Jabaquara
Curso Técnico em Segurança do Trabalho CM14
Competência: Máquinas e Equipamentos
Docente: Washington
Aluna: Amanda Julia Lopes Monteiro
Soldagem
Conceitua-se soldagem como o processo de fabricação, do grupo dos processos de união (soldagem, fixação mecânica "parafusagem" e colagem), que visa a união, o revestimento e/ou a manutenção de materiais (metálicos, cerâmicos, poliméricos ou combinação destes), em escala atômica, com ou sem aplicação (isolada ou conjunta) de calor e pressão. Neste caso, sempre que a ideia se refira à operação (planejamento, preparação, execução e inspeção), o termo correto a ser empregado é "soldagem". Por fim, o uso adequado do termo solda se aplica ao resultado final da operação de soldagem "o depósito" (por exemplo, o metal de solda mais a zona termicamente afetada).
A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação deforças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.
O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.
Processos de Soldagem
1.Soldagem por Resistencia
Inventor: Elihu Thomson
Ano: 1886-1900
Instituto: Thomson Electric Welding
Pais: EUA
A soldagem por resistência agrupa vários processos em que o calor de soldagem é gerado pela resistência a um fluxo de corrente elétrica que atravessa as partes a serem unidas. Estes processos são mais comumente utilizados para soldar juntas