Soldagem e Fundição

Páginas: 7 (1712 palavras) Publicado: 14 de julho de 2014
1. O que são rechupes em peças fundidas? Como se pode fazer para evitar a sua formação?
Rechupes são vazios de diversos tipos e formas nas peças fundidas, cansadas pela contração dos metais durante sua solidificação. Podem ser internos a peça, rechupes externos (na região dos massalotes) , macro rechupes micro rechupes (nos espaços interdendríticos) , rechupes lamelares, etc..
O rechupeocorre, pois a primeira parte do metal a se solidificar e aquela que esta em contato com o molde, ou seja, aonde ocorre a maior troca de calor, e a solidificação progride em direção aos pontos mais quentes na forma de frentes.
Os principais pontos que influenciam o aparecimento de rechupes são: espessura da peça, material utilizado, tempo e pressão de recalque, dimensões do sistema de alimentação e doponto de injeção, posicionamento do ponto de injeção e temperaturas de processo (principalmente do molde). 

2. Explique os seguintes modos de transferência metálica na soldagem MIG/MAG: curto-circuito, globular, spray e corrente pulsada.
O Processo MIG/MAG inclui três técnicas distintas de modo de transferência de metal: curto- circuito (short arc), globular (globular) e aerossol (spray arc).Essas técnicas descrevem a maneira pela qual o metal é transferido do arame para a poça de fusão. Na transferência por curto-circuito- short arc, dip transfer, microwire- a transferência ocorre quando um curto-circuito elétrico é estabelecido. Isso acontece quando um metal fundido na ponta do arame e projetado por forças eletromagnéticas em direção à poça de fusão. Nas transferências por aerossol-spray arc- pequenas gotas de metal fundido são desprendidas da ponta do arame e projetadas por forças eletromagnéticas em direção à poça de fusão. A transferência globular – globular- ocorre quando as gotas de metal fundido são muito grandes e movem-se em direção à poça de fusão sob influência da gravidade. Os fatores que determinam o modo de transferência de metal são a corrente de soldagem, odiâmetro do arame, o comprimento do arco (tensão), características da fonte e o gás de proteção.

3. O que é fluidez? Qual a sua importância na fundição de uma peça?
Fluidez é a capacidade de uma substância de escoar com maior ou menor facilidade. Por exemplo, a água tem mais fluidez que o óleo porque escorre com mais facilidade. É uma medida experimental de um processo, sendo a medida doescoamento do metal líquido por um canal longo e comprido. Fluidez é o comprimento que o metal consegue preencher. A fluidez limita da espessura mínima dos fundidos de várias ligas:
Fundição em areia:
3 mm – ligas não ferrosas e ferro fundido;
6 mm – aço;
Melhores resultados podem ser obtidos com a utilização de revestimento superficial e aquecimento do molde.

4. Quais as funções dos gases deproteção na soldagem TIG?
Gases de proteção são gases inertes ou ativos que são utilizados em diversos processos de arco de solda, mais notavelmente nos processos  TIG. Sua função é proteger a área de soldagem de gases atmosféricos, como por exemplo o oxigênio, dióxido de carbono e o Vapor de água. Dependendo do material que está sendo soldado, estes gases atmosféricos podem reduzir a qualidade dasolda ou tornar o processo de soldagem mais difícil de ser usado. Outros processos de arco de solda usam outros métodos de proteção da solda como por exemplo, o soldagem com eletrodo revestido, que utiliza um eletrodo para cobrir o fundente que produz dióxido de carbono quando é consumido, um gás semi-interte que é aceitável como gás de proteção para a soldagem do aço.

5. Quais as funções dorevestimento do eletrodo na soldagem por eletrodos revestidos?
Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (em Ingles Shielded Metal Arc Welding – SMAW), também conhecida como soldagem manual a arco elétrico (MMA), é um processo manual de soldagem que realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O calor produzido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundição e soldagem
  • Fundiçao
  • Fundição
  • Fundicao
  • FUNDIÇÃO
  • FUNDIÇÃO
  • FUNDIÇÃO
  • Fundiçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!