SOLDAGEM E CORTE A LASER www.ivanilzafelizardo.com // iva@ivanilzafelizardo.com MATERIAL DIDÁTICO – APOSTILA (coletânea de informações retiradas de diversas bibliografias)

6130 palavras 25 páginas
SOLDAGEM E CORTE A LASER www.ivanilzafelizardo.com // iva@ivanilzafelizardo.com
MATERIAL DIDÁTICO – APOSTILA
(coletânea de informações retiradas de diversas bibliografias)

Profa. Ivanilza Felizardo, Dra
Prof. Alexandre Queiroz Bracarense, PhD

SOLDAGEM E CORTE A LASER

PROCESSO DE SOLDAGEM A LASER
Laser Welding - LW
1. INTRODUÇÃO
Os primeiros trabalhos de pesquisa que conduziram à invenção do feixe de laser foram realizados por Albert Einstein e datam de 1917: versam sobre os fenômenos físicos de emissão espontânea e estimulada subjacentes ao funcionamento do laser. Townes confirmou experimentalmente em
1954 o fenômeno através da aplicação da emissão estimulada à amplificação de ondas ultracurtas.
O primeiro LASER, um sólido de rubi, excitado por uma lâmpada fluorescente de vapor de mercúrio e filamento helicoidal, foi construído em 1960 por Maimann. Poucos meses depois os Laboratórios da AT&T Bell desenvolveram um laser gasoso de He-Ne, e somente alguns anos depois surgiria um LASER de CO2. O feixe LASER se propaga no ar com pouca divergência, orientando-se por óticas sem perder ou alterar suas características físicas, fato este que impulssionou seu desenvolvimento. Existem hoje vários tipos, indo do sólido ao gasoso, com comprimentos de onda na faixa do Infravermelho (IF) até o Ultravioleta (UV).

2. FUNDAMENTOS DO PROCESSO
O processo de soldagem a laser (Laser Welding) é caracterizado pela fusão localizada da junta através de um bombardeamento por feixe de luz concentrada, coerente e monocromática de alta intensidade. A vantagem deste processo sobre os demais métodos convencionais de soldagem é o grande potencial da produção de juntas espessas com penetração completa, a partir de um único passe e de forma autógena. Além disto, garante uma alta reprodutibilidade e qualidade da junta e alta velocidade de soldagem.
A palavra LASER é um acrônimo do inglês: “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, que significa “Amplificação da luz através

Relacionados