Soldagem arco elétrico com eletrodo revestido

Páginas: 10 (2296 palavras) Publicado: 18 de maio de 2015
 3
1. INTRODUÇÃO
Afinal, o que é soldagem?
“Soldagem é o processo de união de materiais usado para obter a coalescência (união) localizada de metais e não metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição" (American Welding Society - AWS).
A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido, também conhecido comosoldagem manual a arco elétrico, é o mais largamente empregado dos vários processos de soldagem. A soldagem é realizada com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O desse tipo de soldagem consiste, basicamente, na abertura e manutenção de um arco elétrico entre o eletrodo revestido e a peça a ser soldada.
O arco fundesimultaneamente o eletrodo e a peça. O metal fundido do eletrodo é transferido para a peça, formando uma poça fundida que é protegida da atmosfera (O2 e N2) pelos gases de combustão do revestimento. O metal depositado e as gotas do metal fundido que são ejetadas recebem uma proteção adicional através do banho de escória, que é formada pela queima de alguns componentes do revestimento.
2. HISTÓRIA
Em1890, N.G. Slavianoff (Rússia) e Charles Coffin (EUA) desenvolveram, independentemente, a soldagem com eletrodo metálico nu. As soldas eram de baixa qualidade devido ao nitrogênio e ao oxigênio na atmosfera formando óxidos e nitretos prejudiciais no metal de solda.
No início do século XX, a importância da proteção ao arco contra os agentes atmosféricos foi percebida. Revestir o eletrodo com ummaterial que se decompunha sob o calor do arco para formar uma proteção gasosa pareceu ser o melhor método para atingir esse objetivo. Como resultado, vários métodos de revestir os eletrodos, tais como acondicionamento e imersão, foram tentados.
4
Em 1904, Oscar Kjellberg, um engenheiro sueco, tinha um problema: ele precisava melhorar a qualidade dos trabalhos de reparo em navios e caldeiras emGothenburg, o que resultou na invenção do primeiro eletrodo revestido, onde o revestimento era constituído, originalmente, de uma camada de material argiloso (cal), cuja função era facilitar a abertura do arco e aumentar sua estabilidade. Logo após, Oscar Kjellberg fundou a ESAB.
Em 1907, Oscar Kjellberg patenteou o processo de soldagem a arco com eletrodo revestido. Esses esforços culminaram noeletrodo revestido extrudado em meados dos anos 1920, melhorando muito a qualidade do metal de solda e proporcionando aquilo que muitos consideram o mais significativo avanço na soldagem por arco elétrico.
3. REVESTIMENTOS
O revestimento pode ser constituído por misturas de compostos orgânicos ou minerais, que tem finalidade específica na poça de fusão e no arco elétrico, como por exemplo, na formaçãode escória com agentes desoxidantes, na adição de componentes e ligas metálicas, na formação de gases de proteção da poça de fusão, além de proporcionar a estabilidade do arco elétrico.
Os elementos que formam os gases da proteção da poça são aqueles que formam gases como (CO, CO2 e H2), já os elementos estabilizadores do revestimento são os que se dissociam no arco elétrico formando gases debaixo potencial de ionização.
3.1Tipos de Revestimentos
Existem quatro tipos principais de revestimento como: básico, rutílico, celulósico e ácido.
3.1.1 Eletrodo Celulósico: o revestimento desse tipo de eletrodo possui mais de 20% de material celulósico que se decompõem no arco formando quantidades expressivas CO e CO2 e hidrogênio. A reação que resulta na liberação dos gases provoca um elevadojato de plasma, consequentemente uma alta penetração que por sinal é uma das grandes características desse eletrodo, ele também tem como característica a baixa estabilidade do arco, provocando assim grande quantidade de
5
respingo, além do formato irregular das escamas do cordão de solda, mas possui deposito satisfatório em relação à resistência mecânica. Esse tipo de eletrodo pode ser utilizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1. Os eletrodos revestidos e soldagem a arco elétrico
  • Comparação do arco elétrico no processo Soldagem a arco com eletrodo revestido com o do Soldagem a arco com...
  • Soldagem com Eletrodos Revestidos
  • Soldagem eletrodo revestido
  • Soldagem por eletrodo revestido
  • Apostila soldagem com eletrodo revestido
  • processo de soldagem com eletrodos revestidos
  • Soldagem por Eletrodo Revestido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!