Solda elétrica eletrodo revestido

Páginas: 10 (2393 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. Introdução a Soldagem
1.1 Históricos da soldagem
A soldagem por eletrodo revestido teve origem na soldagem com eletrodo de carvão. Em 1885 Nicolai N. Bernardos desenvolve a soldagem por eletrodo de carvão, estabelecendo os princípios da soldagem por arco elétrico. Em 1905, tivemos os primeiros "eletrodos com revestimento" desenvolvidos por Oscar Kjeellberg, durante a queima dorevestimento, estesliberam gases que evitam a contaminação da solda. Até então os processos mais utilizados para união de metais, eram "soldagem por resistência, oxicombustivel e rebites aquecidos", mas já nos meados de 1920, o eletrodo revestido começou a ser utilizado em larga escala pela indústria naval inglesa, impulsionada pela Primeira Guerra Mundial. Atualmente o processo eletrodo é bastanteutilizado pela sua grande versatilidade, ao baixo custo de operação, à simplicidade dos equipamentos necessários e à possibilidade de uso em locais de difícil acesso ou sujeitos a ventos.

1.2 O processo de soldagem
Existem diversas maneiras de unir materiais, tendo uma mesma união diversos processos envolvidos. O melhor método aplicado será definido pela sua garantia de uma boa produção, qualidade emenor custo empregado. Agregando tais valores, a soldagem entra como principal processo no que diz respeito à fabricação, montagem e manutenção no ramo industrial.
Soldagem consiste basicamente na junção de uma ou mais peças, que tende a garantir a continuidade das propriedades físicas e químicas de materiais metálicos. Este processo pode ou não ser realizado com material de adição (utilizaçãode um eletrodo ou vareta), ou até mesmo sem presença de uma fase líquida. Esse material de adição é definido pelo acréscimo de material depositado em uma determinada peça ou preenchimento de uma determinada cavidade. Existem diversas variações da aplicação da soldagem podendo servir como junção de duas peças de reparo, superfícies desgastadas, ou até mesmo como revestimento para proteção.
1.3Métodos de União de Metais
Os processos de soldagem podem ser classificados de acordo como é realizado a união dos materiais. A seguir são mostradas tais classificações:
Soldagem por Fusão: A soldagem é realizada pela junção de duas ou mais superfícies, com ou sem metal de adição.
Soldagem por Resistência: As bordas das peças são unidas por fundição, geralmente por pressão, sem metal de adição.Soldagem por Pressão: As bordas são unidas pela força aplicada nas superfícies.
Brasagem: O material de adição é aquecido e depositado no metal de base, ocorrendo apenas à fusão do metal de adição.
1.4 Soldagens a Arco Elétrico
O arco elétrico é uma descarga elétrica em um meio gasoso parcialmente ionizado, que geram uma fonte de calor capaz de fundir metais. Na soldagem por eletrodo revestidoo arco elétrico se localiza entre a ponta do eletrodo e o metal de base. Em geral, o eletrodo é fundido pelo arco e fornece metal de adição para a solda (soldagem com eletrodos consumíveis), existindo processos em que o eletrodo (em geral, de tungstênio ou grafite) não se funde de forma que seja principal para o processo (soldagem com eletrodos não consumíveis).
Nos processos de soldagem à arco,a quantidade de calor fornecida à junta influencia nas dimensões e o formato do cordão de solda, dependendo da corrente e tensão elétricas fornecidas ao arco. Estes influem também na grande maioria dos processos na velocidade de soldagem, isto é, a velocidade com que o arco é deslocado ao longo da junta.
A corrente na soldagem é uma das variáveis de fundamental importância que determina àpenetração do cordão de solda e a velocidade de fusão do eletrodo, consequentemente a taxa de deposição. A tensão na soldagem, em geral, controla o comprimento do arco, ou seja, a distância entre a ponta do eletrodo e o metal base ou entre os eletrodos que mantêm o arco e a largura do cordão de solda.
Quanto maior for à velocidade de soldagem, menor será a quantidade de energia recebida por unidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório solda eletrodo revestido
  • Apostila de solda eletrodo revestido
  • Comparativo solda MIG x Eletrodo Revestido
  • Eletrodo revestido
  • Eletrodo revestido
  • Eletrodo revestido
  • eletrodo revestido
  • Eletrodos Revestidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!