Soidjfosdijf

2125 palavras 9 páginas
Aos poucos, o conceito de construção industrializada, modular, começa a implantar-se no Brasil. Matéria do jornal O Globo dá conta do lançamento do Minha Casa Holcim, projeto louvável da Holcim Brasil, braço nacional da cimenteira que instituiu os Holcim Awards, a maior premiação do mundo para projetos de construção sustentável. A ideia foi desenvolvida conjuntamente com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e concilia diretrizes de construção sustentável com baixo custo já que o valor divulgado para venda, com material e mão de obra incluídos, é estimado em cerca de R$ 45 mil.
Os itens de sustentabilidade contemplam, por exemplo, uma tubulação que leva o óleo de cozinha descartado para um recipiente retornável na área de serviço e uma lixeira compartimentada para separação e reciclagem de papel, plástico, metal e vidro. No capítulo de economia de luz, se optou por criar faixas de blocos transparentes sob as esquadrias e no alto de algumas paredes o que possibilita um maior aproveitamento da luz natural. A captação de água de chuva também foi prevista, dependendo apenas da instalação de uma caixa plástica junto à área de serviço.
Mas o que merece maior destaque pela novidade é a forma de comercialização. Segundo O Globo, será possível adquirir o projeto, assim como contratar a mão de obra e adquirir os itens necessários para erguer a casa em quiosques que serão montados em lojas de materiais de construção.
Sendo construções modulares, os componentes chegam em contêineres e o método construtivo é “seco”, sem necessidade de implantação de canteiro de obras, minimizando assim desperdícios e resíduos de obra e reduzindo o tempo de construção para cerca de 60 dias.
Uma casa popular e sustentável, que será vendida em lojas de materiais de construção
Rio de Janeiro – Uma casa de baixo custo e com máximo aproveitamento de recursos naturais como a luz do sol e o vento. Assim é o “Minha Casa Holcim”, projeto desenvolvido pela

Relacionados