Soiciologia

409 palavras 2 páginas
Partindo desses princípos báscios afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", fornecem uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são realidades morais, antes mesmo de terem uma existência evidente. Essa influência da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga completar-se a essa estrutura.
Para que reine em comum acordo nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva da solidariedade orgânica). No filme os operários da fábrica trabalham em conjunto, cada um exercendo uma função distinta, que em um todo faz a fábrica gerar lucro.
A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e aprovados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.
Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito. É o que vemos no filme, a manifestação contra a forma de governo é expressa no momento em que o personagem Carlitos pega a bandeira (vermelha = comunismo) que cai do caminhão.
Fazendo uma rápida observação do

Relacionados

  • Soiciologia
    405 palavras | 2 páginas
  • Soiciologia
    2526 palavras | 11 páginas