Software livre: político, ético e social

Páginas: 10 (2316 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Software livre: Político, ético e social
¹André Mario S. O. Filho, ¹Tarcio Marinho Machado e ¹Vinícius Matos Cidreira ¹Departamento de Ciência da Computação - Instituto de Matemática Av. Adhemar de Barros S/N, Ondina - 40170-110 – Salvador – BA – Brasil.
{andremario,tmmachado,vmcidreira}@dcc.ufba.br

Abstract. This article approaches the question of free software in a ethical-social point ofview, making references and establishing true connections regarding the influence of free software, mainly, in what it says economic respect to the education, society, ethics and some points. Trying, also, to show as the project of free software and its communities they can, through projects and action, become agents that can modify the society. Resumo. Este artigo aborda a questão do softwarelivre num ponto de vista ético-social, fazendo referências e estabelecendo conexões denotativas a respeito da influência do software livre, principalmente, no que diz respeito à educação, sociedade, ética e alguns pontos econômicos. Tentando, também, mostrar como o projeto do software livre e suas comunidades podem, através de projetos e ações, se transformar em agentes que podem modificar asociedade.

1. Introdução
Há tempos tem se falado em inclusão digital, democratizar a informática e principalmente a respeito da utilização de software livre. O principal empecilho para esta “revolução” é a descrença e o desconhecimento de um novo sistema operacional. Sendo este último a principal justificativa daqueles que utilizam um sistema operacional proprietário, como o Windows. Antes, a grandemassa das redes de ensino, seja ela pública ou privada, utilizava o sistema operacional da Microsoft, tornando-o mais familiar entre aqueles que estavam aprendendo. Tal familiaridade, entretanto, não se deu por facilidade de uso, e sim por costume. Atualmente, a filosofia do free software vem numa crescente absurda. Empresas públicas e privadas estão, cada vez mais, aderindo a esta filosofiarevolucionária. Essas instituições estão sendo encorajadas, principalmente, pelo baixo custo dos sistemas de natureza livre (como o sistema operacional Linux), pela sua segurança e velocidade. A questão do baixo custo encoraja não somente empresas públicas e privadas, mas também ONGs e grupos que se engajam em projetos dispostos a promover e incentivar projetos de inclusão social, que se utilizam datecnologia de software livre para realizar assim a tão esperada democratização tecnológica, que é extremamente necessária em nosso país emergente, e com imensos abismos sociais.

2. Definição
Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário),mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre

é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. Para um software ser considerado “livre”, ele tem de seguir quatro liberdades: 0) Executar para qualquer propósito: Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, utilizar o software emquantas máquinas quiser, em qualquer tipo de Sistema Operacional, para qualquer atividade, sem nenhuma restrição estabelecida pelo fornecedor. 1) Estudar e alterar o funcionamento: O usuário pode, se for do seu interesse, alterar o código-fonte. 2) Redistribuir cópias. 3) Distribuir cópias modificadas: Direito de alterar e redistribuir as cópias alteradas.

3. Porque utilizar software livre?Acesso facilitado e mais rápido à tecnologia de ponta: tendo em vista a agilidade com que um sistema de código aberto pode divulgar e disponibilizar as mais novas tecnologias, sem que o usuário seja refém de inúmeras licenças. Capacitação profissional e aprendizado: principalmente porque a tendência das empresas é o total uso de sistemas livres. Além desses dois fatores, muitos outros incentivam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Ético-Politico do Serviço Social
  • O projeto ético-político do serviço social
  • Projeto ético-político do serviço social
  • Projeto ético-político do serviço social
  • projeto ético político do Serviço Social
  • Projeto ético-político do Serviço Social
  • Projeto Etico Politico do Serviço Social
  • projeto etico politico do assistente social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!