SOFT STARTER E INVERSORES

2345 palavras 10 páginas
1 OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo o conhecimento e compreensão dos inversores de freqüência e das chaves eletrônicas (soft-starters). Nesse anexo será abordado o funcionamento, as aplicações e as características básicas desses dispositivos, além de suas vantagens e desvantagens em circuitos elétricos em comparação com as ligações de motores.

2 INTRODUÇÃO

Com o avanço da eletrônica os dispositivos de acionamentos elétricos vêm sofrendo grandes mudanças devido a criação de novas tecnologias e maior acessibilidade, facilitando sua aplicação em áreas como a automação, a mecânica e a elétrica. Os inversores de frequência e os soft-starters são exemplos desses elementos que serão abordados a seguir.
Os inversores de frequência possibilitam o controle sobre a velocidade de motores elétricos de corrente alternada através da conversão das grandezas fixas, como tensão e frequência da rede, em grandezas variáveis.
Já os soft-starters são equipamentos destinados ao controle da partida de motores elétricos de corrente alternada que permitem uma partida suave para motores através do circuito de potência.
Assim, proporcionam vantagens em relação às ligações comuns de motores elétricos.

3 INVERSORES DE FREQUÊNCIA

Com o avanço da tecnologia de processadores digitais de alta velocidade e com o desenvolvimento de transistores, os acionamentos de motores elétricos em corrente alternada são muito comuns.
Para realizar esses acionamentos utilizam-se os chamados inversores de frequência que são responsáveis por controlar a velocidade e o torque do motor de corrente alternada, segundo um comando eletrônico. Além de ser um dos principais dispositivos da automação industrial e que tem contribuído para a otimização de plantas fabris tanto nos processos contínuos como nos de manufaturas.

3.1 CONSTITUIÇÃO DE UM INVERSOR DE FREQUÊNCIA

Relacionados

  • Dimencionamento Do Motor
    3992 palavras | 16 páginas