soft papade

297 palavras 2 páginas
Questões inicialmente propostas:
1. Diferencie software livre e software gratuito, apontando exemplos de cada um deles.2. Explique o que é copyleft e dê exemplos de licença de software livre.3. Explique as principais diferenças entre os modelos de negócio de software livre e de softwares proprietários.4. Aponte algumas das principais vantagens e desvantagens do uso de softwares livres.
Software livre é um termo para caracterizar um software que têm ideais de liberdade. Para isso, o Software deve seguir quatro fundamentos de liberdade: poder de usar o software para qualquer atividade; poder de visualizar, estudar e alterar o código-fonte do software; poder de distribuir quantas cópias necessárias do programa e do código fonte; e, por último, poder de aperfeiçoar o software, de modo que outras pessoas possam utilizá-lo. Um ponto importante a ser ressaltado é que embora esses fundamentos tenham sido estabelecidos formalmente pelo Free Software Foundation através da licença GPL (GNU Public License), um software não precisa dessa licença específica para ser considerado livre: basta seguir os princípios estabelecidos. Um exemplo de software livre é o sistema operacional Linux.
Software gratuito, por sua vez, é um software simplesmente não pago. Pelo fato de o software livre ser quase sempre grátis, muitas pessoas confundem os dois termos. Contudo, um software pode ser gratuito e ao mesmo tempo fechado e um software livre pode ser pago. Um xemplo de software gratuito é o navegador Internet Explorer.
Copyleft é uma filosofia que existe para garantir que pessoas não utilizem um software livre para criar um programa cheio de restrições. Isso quer dizer que a pessoa tem o direito de modificar, aperfeiçoar, distribuir o software livre, porém, deve fazer isso sob as mesmas condições do software inicial. Exemplos de licença de software livre são GPL e AGPL.

Relacionados